Falar de genética e epigenética em tratamentos estéticos ainda é, de certa forma, uma novidade nessa área, mas que vem ganhando espaço significativamente. Consiste basicamente em ter como ponto de partida uma avaliação precisa do cliente a partir do seu histórico pessoal a fim de realizar tratamentos personalizados de acordo com as particularidades de cada um.

A epigenética é uma ciência que estuda a hereditariedade. Fatores ambientais, comportamentais e sociais (hábitos de vida), podem influenciar a expressão dos genes e suas características. Um exemplo é a análise de gêmeos idênticos, pois, embora nascidos com a mesma constituição genética, a exposição a diferentes hábitos, como o fumo ou exposição ao sol, com o passar do tempo, pode fazer com que tenham características físicas diferentes um do outro.

Um exemplo de genética e epigenética na estética é na Síndrome da Desarmonia Facial – SDF, um conjunto de alterações estéticas faciais que ocorrem durante o processo de envelhecimento e podem ser agravadas pela interação com o meio, aumentando as chances de desenvolver os sinais característicos, rugas, desidratação, hipercromia (manchas), flacidez, olheiras, cicatrizes de acne, entre outras. Também está ligada à Síndrome da Desarmonia Corporal – SDC, um conjunto de alterações estéticas como a gordura localizada, celulite, flacidez, estrias e edema.

A genética associada aos nossos hábitos, pode ser beneficiada ou prejudicada, dependendo da própria pessoa. Por exemplo, se ela traz em seu código genético um gene de quem não tem predisposição para engordar, porém sua alimentação é desfavorável, ela engorda. Ou quando se tem um gene predisponente para engordar, porém, tem-se um estilo saudável de vida, revertendo esse processo. Isso é epigenética, a interação dos hábitos com o corpo. Por isso o tratamento estético tem muito mais vantagens quando é personalizado. Um protocolo específico para cada cliente, focado em suas particularidades e necessidades a partir de seus hábitos, ação do ambiente e modo de vida, traz a possibilidade de resultados mais eficientes.

Avaliação específica, tratamento personalizado

Cada alteração estética tem suas particularidades, portanto, cada situação também precisa de prontuários diferenciados, com perguntas específicas, para que se chegue à personalização dos protocolos para cada cliente. É fundamental conhecer o motivo de cada pergunta e onde aquela situação pode interferir durante o tratamento estético. Ou seja, não basta apenas realizar o prontuário estético aplicando o questionário. É preciso entender a razão pelo qual está sendo feito e, principalmente, o que se fazer com todos os dados e referências colhidas.

A realização desse mapeamento deve incluir análises objetivas e subjetivas que contemplem informações minuciosas sobre o cliente e seus hábitos de vida, histórico anterior, rotinas, patologias, tratamentos já realizados e outras variáveis, a fim de coletar diferentes informações que serão associadas à análise clínica da pele. Todos esses aspectos terão relevante importância no protocolo escolhido para o tratamento, bem como no resultado esperado, possibilitando maior satisfação ao cliente bem como credibilidade no profissionalismo de quem está conduzindo o atendimento.

Essa filosofia de trabalho acaba exigindo também dos fornecedores/indústrias de cosméticos uma adaptação, tanto que é indicado aos profissionais trabalharem somente com empresas especializadas, como as que oferecem linhas completas de produtos para peles sensíveis, acne, síndrome de desarmonia corporal e facial, nutricosméticos, peles maduras, pré e pós-operatório, entre outros, de forma transparente e profissional, que divulgam no rótulo a lista completa dos ativos e a concentração/dosagem de cada um, possibilitando assim aos profissionais direcionar os tratamentos de forma personalizada.

Cosméticos concentrados – Sem adição de água

A segurança e a eficácia de um cosmético estão diretamente ligadas à concentração de seus ativos e à capacidade de carreação de sua base. Com isso, uma tendência e inovação são os produtos sem adição de água em sua composição. A base cosmética reúne ingredientes que dão corpo ao produto e recebem os ativos, sendo também responsável por melhorar a penetração deles na pele. Se ela contém substâncias que provocam o tamponamento dos poros, como o óleo mineral, os resultados do tratamento podem ficar comprometidos.

Dentre as matérias-primas que ajudam a formar a base cosmética, a água auxilia nas características de sua estrutura (seja gel, creme, emulsão, sérum, etc). Mesmo os melhores produtos concentrados do mercado atual, dependendo do aspecto da base, podem chegar a mais de 80% de água. O objetivo de desenvolver um cosmético sem água, substituindo-a por um ativo que assuma seu papel de veículo, porém com mais propriedades e benefícios, é justamente aumentar a porcentagem de ativos, potencializando a ação para oferecer resultados mais rápidos, que é o desejo de todos os clientes. Cosméticos mais concentrados, com composição 100% ativa, são uma tecnologia recente, porém com grande destaque.

Levando em consideração o que há de mais moderno e avançado no mercado de cosmetologia, o profissional de saúde estética deve dar preferência a linhas que permitem a ele compor uma verdadeira alquimia entre um mesmo conjunto de cosméticos, visando um tratamento personalizado. E ele se torna ainda mais inovador quando o profissional pode contar com o auxílio de um software para a realização do Prontuário de Avaliação Facial (PAF) ou do Prontuário de Avaliação Corporal (PAC), resultando na indicação ideal de protocolo e tratamento individual completo. E essa tecnologia, juntamente ao embasamento genético e epigenético, já está disponível no mercado, com a linha Alchemy Genetic, da Buona Vita, nas versões facial e corporal, em que o profissional vai poder se destacar no mercado oferecendo algo diferente do tradicional que os clientes estão acostumados. E a gente sabe que eles amam novidades, não é mesmo?

Fonte: Mundo Estética