Este é um novo e moderno método de depilação que está disponível no mercado. O procedimento é não invasivo e possui a finalidade de remover os pelos indesejados e de reduzir problemas provocados pelo envelhecimento.

Através da fotodepilação é possível não somente destruir os pelos como também os folículos que são os produtores. O tratamento consiste na absorção por parte da melanina de grande quantidade de luz. Com isto é possível garantir uma depilação definitiva em praticamente todos os pelos. No entanto, como a pele é um órgão vivo que se refaz de tempos em tempo, é impossível garantir que os folículos não venham a surgir novamente.

O procedimento pode ser feito tanto em homens quanto em mulheres. As técnicas utilizadas variam de acordo com o propósito. Pode ser usado, por exemplo, laser ou luz pulsada para tanto. O crescimento dos pelos é algo que realmente incomoda muito homens e mulheres. Apesar da fotodepilação ser um método não perigoso, ela envolve riscos e pode deixar efeitos colaterais. É preciso levar em conta todos os prós e contras antes de tomar a decisão pelo procedimento. Desde 1995 ele vem sendo realizado, deixando muitos felizes e outros transtornados. Portanto, fique de olho nas informações a seguir.

Quando é indicada

A técnica de fotodepilação é indicada em casos de pelos excessivos e indesejados. Tanto homens quanto mulheres podem se submeter ao procedimento. Este possui o intuito de remover os pelos e folículos, assim como de reduzir os efeitos do envelhecimento sobre a pele.

Pessoas com diabetes, doenças no coração, miopia, glaucoma ou gravidez não devem realizar fotodepilação. Indivíduos com predisposição à formação de queloides muito menos. Certos medicamentos também podem interferir no resultado, portanto, é indicado se informar sobre isto antes das sessões. Não havendo estas contra-indicações qualquer pessoa pode se submeter ao tratamento.

Como é o procedimento

Durante o processo os folículos pilosos são destruídos. Para tanto são lançados flashes de luzes controlados sobre os locais. O aquecimento na área é praticamente indolor. Para que os resultados sejam os melhores possíveis, a energia enviada aos pelos pela máquina deve ser devidamente absorvida.

A luz passa então através da pele. Ela é recebida pela melanina. A alta potência destrói os folículos, no entanto, não prejudica os tecidos localizados à volta. A duração do tratamento varia de acordo com o propósito e com o organismo do paciente. A área a ser tratada, as características da pele, o sexo e idade, por exemplo, são também fatores que influem na duração.

O tempo de cada sessão também varia de acordo com a extensão do local e com a quantidade de pelos. Após cada procedimento os pelos vão caindo gradativamente. Geralmente é preciso esperar por volta de 3 semanas para ver o resultado completo. Após este período o folículo já pode ser considerado inativo.

Apesar de ser considerada uma técnica definitiva, nenhum procedimento é atualmente capaz de tanto. A fotodepilação garante que cerca de 85% dos folículos não reapareçam, no entanto, alguns podem ressurgir com o passar dos anos. Os pelos que surgem são mais finos e mais frágeis, facilitando a posterior remoção dos mesmos.

Quais são os preparativos

A fotodepilação precisa ser feita em uma pele que esteja limpa, de forma a reduzir o desconforto e a garantir melhores resultados. É indicado comparecer ao local no horário combinado para que todos os preparativos sejam realizados.

Um gel é aplicado sobre a pele antes de se dar início ao tratamento. É necessário que se remova pulseiras, colares e joias para o procedimento. Todas as sessões podem ser agendadas já no primeiro dia. É aconselhável aguardar um intervalo de 6 a 8 semanas a agir, para que danos não sejam causados à pele. De uma forma geral a fotodepilação não necessita de muitos preparativos. É importante, no entanto, conversar com o profissional caso faça uso constante de medicamentos. Certos fármacos fotossensibilizantes podem interferir no resultado de maneira negativa. Portanto, não se esqueça de se informar sobre isto.

Riscos e efeitos colaterais

A fotodepilação envolve alguns riscos e efeitos colaterais, assim como todos os outros métodos que atuam no corpo humano. É possível, por exemplo, o surgimento de queimaduras devido ao aquecimento da área a ser tratada, assim como alterações de pele.

O procedimento não pode ser feito em pessoas bronzeadas. Os resultados são mais visíveis em indivíduos com pele branca e com cabelos escuros. Quem possui a pele sensível pode sair das sessões com feridas, além disto, na ausência da devida refrigeração, a técnica é extremamente dolorosa.

Uma vermelhidão pode restar no local tratado por um tempo, no entanto, este efeito varia de acordo com o organismo da pessoa. Diante de sinais estranhos é imprescindível conversar com o profissional que realizou o procedimento. Somente ele poderá avaliar se há ou não problemas associados ao caso.

O que ocorre após o procedimento

Após cada sessão é importante proteger a pele do sol. Para tanto é preciso fazer uso constante de protetor solar e evitar bronzeamentos artificias nas próximas 2 ou 3 semanas. Não é aconselhável receber massagens no local tratado. Óleos essenciais também devem permanecer longe da região.

Apesar da técnica ser considerada definitiva alguns pelos podem voltar a crescer, visto que a pele se renova de tempos em tempos. No entanto, após 7 dias já é possível ver que mais de 85% dos pelos terão ido embora. Eles vão caindo progressivamente e durante todo o período é necessário ter atenção a possíveis efeitos colaterais.

O resultado final da fotodepilação dura mais em regiões como virilha, axilas e pernas. Além dos cuidados com a exposição solar quase nenhuma outra medida é requerida. Antes de dar início ao procedimento é aconselhável conversar com quem já fez em busca de informações e de orientações. É muito importante escolher bem o local e o profissional que irá realizar o tratamento, de forma a evitar surpresas e futuros transtornos. A fotodepilação é um procedimento que garante um bom e prolongado resultado. Caso sofra com pelos indesejados não deixe de considerar este moderno método.

Fonte: Saúde Medicina