Os problemas de pele estão sem dúvida relacionados a uma má qualidade de vida resultando na disfunção do pulmão, baço, coração e fígado

A medicina chinesa considera que cada doença está relacionada com os órgãos internos e se manifestam na superfície do corpo. Então, os problemas de pele estão sem dúvida relacionados aos órgãos internos. A aparição de acne na pele está estreitamente relacionada com a disfunção do pulmão, baço, coração e fígado.

Em primeiro lugar, a disfunção do baço e do estômago: ocorrem quando a pessoa bebe e come sem limites, come muita carne e gordura, bebe muito vinho, como os alimentos crus, frios, ou fritos. Com a finalidade evitar a aparição de acne, em primeiro lugar, o homem deve controlar sua forma de comer e beber.

Em segundo lugar, a disfunção dos pulmões: o pulmão se conecta diretamente com a pele; os resíduos do metabolismo da pele passam pelos poros e saem com o suor. Se os poros se encontram com disfunções, os resíduos se depositam nos poros e aparece a acne. Na forma de vida moderna, as pessoas vivem em moradias com ar condicionado, o que leva a disfunção do pulmão.
Em terceiro lugar, a disfunção do coração: é ele que guia o sangue, o que significa que o coração move o sangue que corre pelas veias para nutrir às funções corporais. Se faltar fornecimento de sangue, o homem ficará pálido. Quando o sangue estanca, o rosto ficará negro e aparecem manchas. As preocupações da vida moderna e a pressão do trabalho fazem que o sangue fique lento e estanque e a acne aparece na pele.

Em quarto lugar, a disfunção hepática: se o qi (energia vital) do fígado não consegue fluir sem problemas, provoca-se uma disfunção hepática, o que conduz a indigestão, disfunção do transporte do baço, desequilíbrio do estômago, e aparecimento de acne.

Portanto, a acne e diversas manifestações superficiais são sinais dos órgãos internos e das funções dos meridianos. De fato, o aparecimento de acne na pele, adverte que as funções do pulmão, baço, fígado e/ou coração ficaram desordenadas, e se deve ajustar as funções dos órgãos internos. Somente desta maneira o homem pode resolver os problemas de pele fundamentalmente.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o calor presente no canal de energia do estômago (Wei) e pulmão (Fei), provoca estagnação de sangue (Xue), na parte superior do corpo, afetando principalmente a face. A umidade-calor, presente no canal de energia do estômago (Wei) é o fator causador da acne no tórax e na face. As lesões de acne que se localizam nas regiões da mandíbula e próximas ao pescoço surgem em decorrência das desarmonias do fígado (Gan) e da vesícula biliar (Dan), enquanto que aquelas localizadas no mento são decorrentes de acometimento dos rins (Shen).[A ingestão de alimentos ricos em gordura leva ao acúmulo de calor no estômago (Wei), comprometendo os fluxos energéticos do baço e do pulmão, provocando e favorecendo a instalação da acne.

Fonte: Equilibrium