Método muito utilizado hoje em dia, o fotorejuvenescimento estimula a produção de colágeno das células localizadas no rosto. Desta forma, a prática leva a um rejuvenescimento, sendo indicada para quem deseja dar um "upgrade" no visual.

O tratamento pode ser feito em homens e em mulheres. Ele consiste na aplicação de luz constituída de características ideais para tratar sinais de envelhecimento como manchas, vasos, pele baça e rugas finas. Além disto, o fotorejuvenescimento estimula a produção de colágeno, atuando, portanto, como um corretor e um estimulante.

Não é somente o rosto que pode ser beneficiado com a prática. As sessões são também indicadas para o tronco, o pescoço e o colo. Geralmente é preciso fazer 3 sessões para começar a ver os resultados. Estas podem ser todas realizadas em um mês.

Alguns cuidados devem ser tomados antes e depois das sessões, portanto, é preciso um certo preparo. O procedimento é rápido e eficiente, sendo que vem chamando muita atenção. O fotorejuvenescimento é uma boa alternativa para quem procura ficar com uma aparência mais leve e jovem. Converse com alguém que já se submeteu ao mesmo é bastante indicado. Quase nenhuma dor é sentida, já que é tudo na base de luz. O tratamento é seguro e não interfere muito na rotina do paciente

Quando é indicado

Qualquer pessoa pode fazer, desde que tenha idade o suficiente. O fotorejuvenescimento é uma técnica que faz uso de Luz Intensa Pulsada, de forma a reduzir imperfeições avermelhadas provenientes de vasos dilatados, alterações pigmentares, manchas de sol, sulcos, rugas, olheiras, flacidez, melasmas, poiquilodermia de civatte e cicatrizes de acnes, por exemplo.

De uma forma geral, o método é indicado para a correção de imperfeições e de efeitos do tempo na pele. Com isto ele leva a um rejuvenescimento e a uma aparência mais leve. Pessoas com pele negra ou morena precisam ser avaliadas antes de dar início ao tratamento.

Como é o procedimento

É muito simples, rápido e eficaz. Após a decisão pelo método o fotorejuvenescimento é agendado. O processo envolve a utilização de Luz Intensa Pulsada, ou LIP, sendo, portanto, praticamente indolor.

Antes de dar início os olhos do paciente são protegidos com óculos escuros, pois a luz irá ficar próxima. Logo em seguida, uma espessa camada de gel bem gelado é aplicada na superfície que será tratada.

O aparelho é munido de uma ponteira de cristal, a qual é colocada sobre a camada de gel. No local ela vai lançando pulsos de luz concentrada, de forma a obter o efeito então desejado. Para finalizar um creme é passado sobre a pele com o intuito de amenizar os possíveis efeitos colaterais.

As sessões são realizadas em consultórios médicos e variam de acordo com o problema a ser resolvido. A Luz Intensa Pulsada pode atuar de forma mais ou menos intensa, dependendo do propósito. A redução de manchas, por exemplo, é conseguida com pouca intensidade, no entanto, somente uma aplicação profunda é capaz de estimular a produção do colágeno nas células.

Quais são os preparativos

Não são necessários muitos preparativos antes de cada uma das sessões. É preciso comparecer ao local no horário agendado com a pele limpa e sem brincos, colares ou outros artefatos.

É aconselhável perguntar ao profissional sobre o uso de medicamentos durante o tratamento, já que alguns fármacos podem interferir no processo. Os raios solares devem ser evitados nas semanas seguintes, portanto, é indicado se esquematizar com relação a isto.

Apesar de ser um método seguro, o fotorejuvenescimento não pode ser feito em grávidas, epiléticos, lactantes ou em pessoas com patologias de pele, como o vitiligo. Diante de qualquer dúvida, converse com o profissional antes do início das sessões.

Riscos e efeitos colaterais

O fotorejuvenescimento praticamente não envolve riscos à saúde. Alguns efeitos colaterais são observados na grande maioria dos casos, no entanto, nenhum deles alarmantes ou preocupantes.

É comum restar uma vermelhidão no local das pulsões, já que a luz atua na pele como um elástico. A vermelhidão tende a desaparecer em poucos minutos, não restando qualquer espécie de incômodo às pessoas que se submeteram ao tratamento.

Diante de sinais estranhos não hesite em conversar com o profissional responsável. Indivíduos que fazem uso de fármacos fotossensibilizantes podem sofrer alguns efeitos indesejados, portanto, não deixe de se informar sobre tudo antes das sessões.

De uma forma geral, o fotorejuvenescimento é seguro, rápido e eficaz. As pessoas costumam sair satisfeitas das clínicas e com o visual renovado após algumas sessões. Para quem busca o rejuvenescimento é, portanto, algo bastante indicado.

O que ocorre após o procedimento

Logo após sessão é comum restar uma certa vermelhidão na região que foi tratada. Este efeito tende a ir embora depois de alguns minutos. O profissional passa um creme após cada sessão, de forma a não deixar incômodos no paciente.

Depois das sessões agendadas as rugas finas e as marcas de acne terão ido embora. Os vasos e manchas avermelhadas terão sido devidamente tratados e a produção de colágeno estimulada. Com isto a pele ficará cada vez mais tonificada e viva, o que também atenua as olheiras.

O fotorejuvenescimento garante uma nova aparência às pessoas de forma pouco invasiva e rápida. O procedimento leva alguns minutos e praticamente não provoca dores. O que se sente são leves fisgadas na região, pois a luz atua como um elástico sobre a superfície cutânea.

Depois de cada sessão é muito importante que se evite a exposição direta à luz solar por 2 ou 3 semanas. Todos os dias será preciso fazer uso de filtro solar com fator 30 ou até mesmo mais. Além desta medida quase nenhuma outra é requerida. A rotina do paciente não sofre com interferências e a vida segue como de costume. Antes de dar início ao procedimento converse com que já fez para mais informações. É aconselhável também ir a clinicas de renome e a médicos já conhecidos para tanto, de forma a evitar problemas e futuros transtornos. Nunca realize tratamentos em locais suspeitos e desconhecidos. O trabalho pode ser redobrado.

Fonte: Saúde Medicina