Que é preciso usar protetor solar diariamente você já está cansada de saber. Mas e que certos alimentos podem ajudar a proteger ainda mais a pele do sol desde o seu interior e ainda prevenir o câncer de pele? Segundo um estudo do National Cancer Institute publicado na Vogue portuguesa, ingerir certos tipos de alimentos que atuam como protetores do sol é uma excelente estratégia especialmente no verão, ainda que esta seja apenas uma ideia para complementar seus hábitos, já que o uso de produtos com FPS é imprescindível.

"O protetor solar e a roupa são a primeira camada de defesa contra as queimadoras e os danos causados pelo sol", explicam especialistas. "Mas comer os alimentos certos oferece uma camada extra de proteção". Café, peixe, vegetais, tomate e limão são os cinco alimentos apontados no estudo que ajudam a prevenir queimaduras solares e o câncer.

Aos detalhes: a cafeína e o polifenol, substância antioxidante presente no café, ajudam a impedir o crescimento de células cancerígenas que se desenvolvem através dos danos causados pelos raios UVB. Já o peixe faz bem à saúde de uma forma geral, particularmente ao coração, e protege de outras doenças, como o câncer do cólon - pesquisas mostram que os países mediterrâneos, como a Grécia e a Itália, registam menores taxas de melanoma em relação aos Estados Unidos, Austrália e outros países da Europa, e o segredo estaria na dieta mediterrânea rica em ômega-3 proveniente do peixe.

Os vegetais de tonalidade mais escura, como espinafres, couve e chicória são ricos em carotenoides que atua como antioxidante prevenindo os radicais livres que danificam as células da pele. Alimentos de tonalidade avermelhada, como a goiaba, pêssego, melancia e, sobretudo, tomate, são ricos em licopeno, antioxidante relacionado com as baixas taxas de vários tipos de câncer. Por fim, a casca do limão, segundo o mesmo estudo, também tem a capacidade de diminuir, significativamente, o desenvolvimento de células cancerígenas. Anotou?

Fonte: Vogue