Também conhecido como óleo de mamona, ou azeite de mamona, o óleo de rícino é obtido a partir de sementes de uma plantinha conhecida como Ricinus comunnis, que é constituída cerca de 50% do óleo.

O óleo de rícino é rico em triglicérides do ácido ricinoleico, cerca de 70% de sua constituição. O óleo de rícino não é tóxico, pois, ao contrário das outras sementes da planta, a ricina não consegue se dissolver em óleo.

A mamona é utilizada a muito tempo e desde a época do Antigo Egito temos referências a ela, por exemplo. O óleo de rícino, que é extraído de suas sementes, é bastante encontrado no Brasil, tendo utilizações diversas que vão de combustível à prevenção de queda de cabelos.

Assim como acontece com tudo, é preciso parcimônia no uso do óleo de rícino. No entanto, quando utilizado com sabedoria e da forma correta, o óleo de rícino traz uma série de benefícios à saúde, especialmente das unhas, da pele e do cabelo.

Benefícios do óleo de rícino

O óleo é utilizado com várias finalidades, sendo, por exemplo, usado até mesmo como combustível. Ele é indicado para o tratamento de pele seca, para a hidratação de cutículas, de cabelo e para a redução de acnes.

O óleo de rícino deixa as unhas fortes e não quebradiças, assim como é um excelente redutor de pontas duplas e de queda de cabelo. Pessoas com problemas no couro cabeludo também podem ser beneficiadas quando do uso do óleo de rícino, assim como aquelas com problemas fúngicos de uma forma geral. O óleo de rícino tem propriedades antibacterianas e é excelente para o tratamento de infecções tanto fúngicas quanto bacterianas.

O óleo de rícino suaviza cicatrizes, previne o surgimento de estrias, fortalece os fios de cabelo e atua no combate ao envelhecimento precoce. Ele é capaz de aumentar naturalmente os cílios, de deixar os cabelos mais grossos e saudáveis e de deixar as sobrancelhas maiores.

Como utilizar?

A forma de utilização varia de acordo com a finalidade do uso. Ele pode ser passado nos fios de cabelo, nas sobrancelhas e nos cílios, por exemplo, sendo encontrado já no formato ideal para tanto em farmácias e em lojas de produtos naturais.

Existem pincéis próprios para o uso do óleo, sendo que gotinhas podem ser despejadas nas mãos e passadas no couro cabeludo quando da necessidade de tratamento de infecções fúngicas, por exemplo. No caso de uso de óleo de rícino para tratamentos internos, recomenda-se não ultrapassar a quantia de meia a uma colher de chá por dia, já que, quando em excesso pode provocar alguns efeitos colaterais, tais como, náuseas, vômitos e cólicas fortes e diarreia. O óleo pode ser passado diretamente nas cutículas, em cicatrizes e no corpo como um todo, quando da intenção de tratamento de estrias e de pele seca.

Indicações e contraindicações

O óleo de rícino é indicado para a proteção do sistema imunológico, já que é rico em ácidos graxos. O óleo é geralmente indicado para o tratamento de queda de cabelo, de acne, de prisão de ventre, de inflamações, de problemas gástricos, de distúrbios mentais, de queimaduras do sol, de infecções por fungos, de enxaqueca e de distúrbios menstruais.

Outras indicações, porém, menos comuns, são para o tratamento de esclerose múltipla, de artrites, de reumatismos, de mal de Parkinson e de paralisia cerebral.

O óleo de rícino não é indicado para mulheres gestantes ou que estejam amamentando, assim como para pessoas com doenças intestinais ou doenças internas. Recomenda-se também não utilizar óleo de rícino em crianças com idade inferior aos 12 anos.

Onde encontrar?

O óleo de rícino pode ser encontrado em vários estabelecimentos, tais como supermercados, lojas de produtos naturais e farmácias, por exemplo. Antes de dar início ao uso deste óleo, no entanto, recomenda-se conversar com um profissional, de forma a verificar se ele não é contraindicado para você.

Efeitos adversos

O óleo de rícino deve ser usado com cuidado, pois ainda não se sabe exatamente quais efeitos colaterais pode provocar, já que isso varia de acordo com o organismo da pessoa, idade, sexo, entre outras coisas. Recomenda-se o não uso do óleo para mulheres grávidas, lactantes, pessoas com problemas gástricos ou intestinais, assim como não é indicado o seu uso em crianças.

A dose ideal do óleo de rícino é de meia a uma colher de chá por dia, sendo que pode variar de acordo com a finalidade do uso do óleo. Quando ingerido em excesso, o óleo de rícino pode provocar diarreias, fortes cólicas, vômitos e náuseas. Diante destes sintomas, procure por um profissional.

Fonte: Saúde Medicina