O que é cicatrização?

Todos os dias nosso corpo necessita aprender a lidar com agentes externos. A pele é um órgão que fica altamente vulnerável, já que está do lado de fora e possui como função a proteção do organismo, entre outras coisas.

Zonas do corpo podem ser destruídas por traumatismos de diferentes níveis e origens. Estas zonas precisam de reparação, para que possamos continuar vivendo como de costume.

A pele é a região mais periférica e mais superficial do organismo. Frequentemente ela é lesada, apesar de já apresentar uma maior resistência frente a outros órgãos. Quando comparada a um músculo ou a um pedaço do intestino, por exemplo, a pele é consideravelmente mais forte, perdendo apenas para os ossos.

A cicatrização é um maravilhoso fenômeno através do qual o organismo consegue reparar um local lesionado. Caso um agente provoque dano a algum lugar do corpo, imediatamente começa uma reação que visa restaurar a zona machucada. O processo de cicatrização segue uma ordem e pode contar com a ajuda de algumas medidas. Existe, inclusive, uma série de alimentos que auxiliam e aceleram este processo.

Porque os alimentos ajudam

Os alimentos são fundamentais para uma boa cicatrização, devido ao enorme número de vitaminas e de nutrientes que eles podem prover. Um cardápio adequado pode ajudar e muito em uma recuperação, momento em que o corpo passa por alguns estresses.

Estes alimentos cicatrizantes são indicados para a vida como um todo. As vitaminas, as proteínas e as fibras são as que mais ajudam nesta hora, assim como os carboidratos, que dão energia ao corpo. Os alimentos são divididos em tipos diferentes, sendo que cada um auxilia à sua maneira na recuperação de uma lesão. Caso você vá se submeter a uma cirurgia, converse com o profissional para estabelecer a dieta mais adequada. Os alimentos essenciais devem começar a ser ingeridos em média 15 dias antes do procedimento.

Como funciona a cicatrização

Vamos supor que você estava na cozinha cortando legumes e então fez um corte na mão com a faca. Logo após a lesão um sangramento ocorre. Depois de determinado período este estanca devido ao fenômeno da hemostasia, ou seja, coagulação do sangue nas extremidades dos vasos rompidos.

Toda a região machucada precisa ser lavada para que o sangue seja retirado, assim como corpos estranhos. Em seguida começa a ocorrer uma fase chamada de inflamatória que é caracterizada pela saída dos leucócitos. Estes possuem a finalidade de limpar a área e de fagocitar micróbios. Ao mesmo tempo há uma proliferação dos capilares, de forma a aumentar o fluxo sanguíneo na região. Quando o líquido extravasa a zona da ferida ocorre a formação do edema.

Na porção mais superficial da pele começa uma multiplicação celular para preencher a zona lesada. Estas novas células vão fechar o machucado e impermeabilizar a ferida. O processo completo de cicatrização dura em média seis meses, dependendo da lesão e do organismo do indivíduo.

Os tipos de alimento

Existem três grupos básicos de alimentos e eles devem fazer parte da dieta de todas as pessoas. São eles: os construtores, os energéticos e os reguladores. Os alimentos construtores ajudam e muito na cicatrização. O próprio nome já diz, eles promovem a construção e a reparação dos tecidos. Podemos destacar como construtores as proteínas, encontradas em carnes, nos ovos e no leite, por exemplo.

Já os energéticos também são importantes, pois fornecem energia para o corpo funcionar devidamente. Estes alimentos são os carboidratos, encontrados nas massas, nos biscoitos, nos pães, nos doces e em outros produtos. Assim como os outros grupos, os reguladores são também fundamentais, já que são importantes para a manutenção da saúde, participando de uma série de processos bioquímicos. Os reguladores são as vitaminas e os sais minerais, encontrados em hortaliças e nas frutas, principalmente.

Alimentos que ajudam a cicatrização

As frutas cítricas são excelentes aliadas na hora da cicatrização, pois participam da produção de colágeno, que melhora a resistência dos vasos. As frutas vermelhas são também importantes, já que combatem o processo inflamatório e protegem as paredes dos vasos.

O brócolis, o repolho e a couve são fundamentais, assim como a farinha de linhaça e as sementes de chia. As proteínas, presentes em alimentos construtores, são as mais importantes, sendo encontradas em leites, em queijos e em carnes. Os carboidratos também não podem ficar de fora, pois nos dão a energia necessária para a cicatrização. Portanto, vale a pena investir em arroz, em batata, em massas e em cereais integrais. Os probióticos são alimentos que contém boas bactérias e podem ajudar neste processo. São eles os iogurtes e as bebidas lácteas fermentadas.

É também necessário destacar a importância da água nesta hora. Na realidade, todas as funções do organismo precisam de água para acontecer. Com a cicatrização não poderia ser diferente.

Outras dicas para cicatrização

Existem também algumas outras medidas que podem auxiliar no sentido de uma boa cicatrização. O consumo destes alimentos é imprescindível, pois é fato o que eles podem fazer nesta hora. Entretanto, vale também a pena lembrar que o repouso da área e a limpeza devem ser absolutos. Pessoas que fumam ou que consomem álcool em excesso precisam abrir mão deste hábito, já que estas substâncias atrapalham a recuperação dos tecidos.

Não expor a cicatriz ao sol é importante. Sempre que for sair de casa passe um protetor fator 30 sobre a região. Quando notar um líquido saindo do machucado, seque com gaze estéril e jamais coce o local com a unha. Uma boa cicatrização leva tempo. É preciso paciência e disciplina. Comer bem ajuda e muito neste momento, portanto, converse com quem entende do assunto para mais informações. Caso a região esteja com uma aparência preocupante, entre imediatamente em contato com um profissional, para que este verifique o que pode estar ocorrendo.

Os alimentos são muito benéficos à nossa saúde. Precisamos cada vez mais explorar o que cada um deles pode nos fornecer. Comer bem é viver melhor. Passe a conhecer os benefícios de cada alimento e você verá uma grande diferença no cotidiano.

Fonte: Saúde Medicina