A acne

Condição de pele que acomete pessoas de todas as idades, sejam elas homens ou mulheres, a acne é resultado da obstrução dos folículos pilosos por sebo ou células mortas, que leva à proliferação de bactérias e à inflamação característica da condição. Dependendo da gravidade, a acne pode provocar dores e constrangimento, até mesmo deixar cicatrizes na pele. Atualmente existem vários tratamentos disponíveis para acne, sendo o Acleara um deles.

Existem vários tipos de acne: a do recém-nascido, a infantil, a vulgar, a cística e a fulminante. A acne do recém-nascido ocorre devido à passagem de hormônios da mãe pela placenta ou devido ao próprio estresse no momento do parto. Já a acne infantil geralmente ocorre em crianças até os 2 anos de idade, devido, principalmente, a níveis hormonais mais acima do que o usual. A acne vulgar é o mais comum dos tipos e é bastante frequente entre adolescentes e adultos. A acne cística, por outro lado, é um tipo mais raro de acne e espinhas grandes se desenvolvem no peito, coxas, braços e rosto. Por fim, a acne fulminante é um tipo ainda mais raro e promove o surgimento de grandes espinhas pelo corpo, podendo provocar fortes dores musculares e ósseas.

Por que a acne surge?

A acne é uma condição bastante frequente e afeta pessoas de todas as idades. Apesar de ter vários tipos de acne, na grande maioria das vezes é algo simples de tratar e de lidar. O principal fator que leva ao surgimento da acne é a obstrução dos folículos pilosos por sebo ou células mortas. Os folículos pilosos ficam ligados às glândulas sebáceas, estas responsáveis por secretar uma substância oleosa que tem finalidade de lubrificar a pele e o cabelo.

Quando o corpo produz muito desta substância nas glândulas sebáceas, os folículos pilosos acumulam sebo, o que leva à proliferação de bactérias e ao surgimento das acnes. Além disto, algumas pessoas são mais predispostas do que outras a tanto, devido a fatores genéticos e hormonais. O estilo de vida da pessoa também pode deixá-la mais propensa ao desenvolvimento de acne, por exemplo, quando do consumo exagerado de frituras e doces.

O que fazer?

Geralmente, a acne não é uma condição séria de saúde, mas conversar com um profissional pode ajudar bastante a reduzir a frequência com que surgem e a intensidade dos sintomas. Além disto, algumas vezes elas provocam bastante dor e inflamação, o que leva as pessoas a buscarem por ajuda mais rapidamente.

O tratamento da acne pode ser feito tanto por aplicação de fármacos na pele quanto por administração de medicamentos via oral. O intuito é levar o corpo a produzir menos óleo na pele e acelerar a renovação celular, assim como combater a infecção e a inflamação local. Podem ser usados para tanto cremes tópicos, antibióticos e contraceptivos orais, por exemplo.

Acleara para acne

Além do uso de fármacos, alguns procedimentos estéticos podem auxiliar o tratamento da acne como o peeling químico, a dermoabrasão, o laser, a microcirurgia ou o preenchimento facial, por exemplo. Essas alternativas são para casos mais graves e mais frequentes de acne.

O Acleara é um tratamento para acne que faz uso de uma luz de banda larga e de sucção para resolver o problema da acne leve e moderada, incluindo, inclusive, acnes do tipo vulgar. O procedimento leva em torno de 15 minutos e não há necessidade de uso de anestesia para tanto.

O tratamento com Acleara limpa profundamente a pele e os poros, extraindo o sebo acumulado nos folículos e destruindo as acnes. O método vem fazendo bastante sucesso e deve ser realizado por um profissional especializado.

Prevenção

Alguns fatores influenciam consideravelmente para o surgimento de acnes, por isso, ter atenção ao estilo de vida e ao que se come é fundamental para a prevenção das acnes, assim como para ajudar no tratamento.

É importante, por exemplo, evitar o estresse e a ansiedade. Passar muito a mão no rosto é outro hábito que favorece o surgimento das acnes, assim como suar excessivamente. Pessoas que trabalham manipulando óleos e produtos químicos em geral também ficam mais predispostas a tanto e devem ter atenção redobrada.

Atletas e fisiculturistas que utilizam esteroides anabolizantes também pode vir a sofrer mais com a condição. Lavar o rosto sempre que notar oleosidade pode ajudar a evitar o surgimento de acnes. Evitar ingerir doces e frituras também. Beber sempre bastante água ajuda a manter a pele hidratada e saudável e também é uma boa medida preventiva.

Evitar utilizar boné e gorros, especialmente em dias quentes, é outra medida importante. Caso tenha cabelo comprido, mantenha-o preso e longe do rosto, principalmente no calor. O surgimento das acnes é mais comum em adolescentes e em mulheres no período menstrual, portanto, nestas épocas é indicado ter mais atenção aos hábitos do dia a dia.

Fonte: Saúde Medicina