Para quem está procurando uma forma mais natural e sem aditivos químicos para tratar a pele e os cabelos, as opções com argila são muito indicadas. A argila verde, em especial, ajuda a limpar profundamente tanto a pele do rosto e do corpo quanto o couro cabeludo, combatendo a oleosidade e revitalizando essas regiões.

Além disso, utilizar o tratamento regularmente também ajuda a hidratar e tonificar a pele, pois o componente possui várias propriedades curativas e purificadoras. A argila pode ser usada em pó, misturada com água ou ainda em produtos que já possuam a substância na fórmula. Saiba mais.

Benefícios da argila verde

Utilizar a argila verde é uma alternativa ao uso de produtos químicos no tratamento da pele e também dos cabelos. Além de melhorar a aparência e a saúde, ela ainda pode ser aproveitada para tratar complicações da pele como acne, rosácea e psoríase. O produto limpa impurezas como poluição, tabaco e resíduos que se acumulam no dia a dia.

A substância possui grandes quantidades de óxido de ferro e magnésio, além de cálcio, cobre e selênio. Essas propriedades agem na pele removendo o excesso de oleosidade sem causar ressecamento, atuando também nos poros dilatados, diminuindo progressivamente o seu tamanho.

Outros benefícios da argila verde são o potente efeito de absorção, que retira do organismo as toxinas nocivas à saúde; o poder anti-inflamatório, que ajuda no alívio de dores articulares e musculares; a redução do risco de infecções, devido à presença de propriedades antissépticas. É também uma substância com poderes revitalizantes e até mesmo cicatrizantes.

Para os cabelos, essa argila age limpando profundamente os folículos capilares, o que ajuda a reduzir a oleosidade e a queda dos fios. O tratamento também estimula o crescimento saudável e deixa os cabelos com mais brilho e movimento.

Como utilizar a argila verde

A argila verde pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou de cosméticos. A forma do produto pode ser tanto em pó quanto em preparações já prontas, como máscaras de tratamento que possuem a substância.

No rosto, a argila deve ser utilizada como uma máscara facial, atuando como esfoliante, redutora de oleosidade e contra a inflamação de acnes. Para aplicar, basta misturar o pó com um pouco de água filtrada até conquistar uma substância homogênea. Espalhe uma camada bem grossa e uniforme com um pincel. Deixe agir por aproximadamente 30 minutos e lave bem a pele em seguida.

Já nos cabelos, a mistura pode ser feita da mesma forma, mas a aplicação deve ser apenas na raiz, para reduzir a descamação e a oleosidade. Se utilizada em todo o comprimento do cabelo, pode acabar ressecando os fios. Para madeixas oleosas, a indicação é aplicar a máscara a cada 15 dias, enquanto as secos ou normais podem recebê-la uma vez por mês.

Fonte: Vivomaissaudavel