Hidratação é fundamental

A água faz verdadeiros milagres para o corpo humano. Quem bebe regularmente água usufrui de uma série de benefícios, assim como permite que o organismo funcione da melhor forma possível.

Além de atuar na prevenção de uma série de doenças, a água é capaz de garantir pele e cabelos bonitos e saudáveis. Ela possui papel fundamental em diversas funções do organismo, assim como atua na regulação da temperatura do corpo e no funcionamento adequado do sistema circulatório.

Para saber a quantidade ideal de água a ser ingerida todos os dias, basta multiplicar por 0,03 o peso do corpo em kg. Por exemplo, uma pessoa com 70 kg deve ingerir pelo menos 2,1 litros de água todos os dias. A falta de água no organismo pode ser algo muito perigoso, visto que este líquido é fundamental para a nossa sobrevivência.

Por que se hidratar

A água é a substância em maior quantidade no corpo humano, sem a qual, não continuaríamos vivendo. Ela é tão importante que uma perda de 20% dela poderia levar à morte e uma perda de 10% a consideráveis transtornos. A hidratação pode ser feita tanto com água como com suco ou outros líquidos, no entanto, o ideal mesmo é o consumo de água, até porque esta é livre de calorias e de quaisquer itens prejudiciais à saúde.

Quando o corpo perde muita água ou quando a correta hidratação não é feita sintomas como febre, sudorese, náuseas, vômitos, diarreia e confusão mental podem surgir. A desidratação é uma condição muito séria e pode levar rapidamente à morte.

Idosos e crianças devem ter ainda mais cuidado com a hidratação. Com o passar dos anos vamos ficando cada vez mais vulneráveis à desidratação e bebês e crianças devem beber bastante água para um bom desenvolvimento do corpo.

Como se hidratar

A melhor forma de se hidratar é bebendo água. Sucos naturais e outros líquidos podem ajudar na tarefa, no entanto, a água é sem dúvidas a melhor opção. Para determinar a quantidade ideal de água a ser consumida diariamente basta multiplicar o peso do corpo em kg por 0,03. No entanto, algumas pessoas podem perder mais água ao longo do dia, especialmente esportistas, por isso, o consumo ideal pode variar bastante de pessoa para pessoa.

A hidratação no inverno

Durante o inverno, o tempo frio e seco faz com que o corpo fique consideravelmente desidratado. No entanto, ao contrário do que ocorre no verão, muitas vezes acabamos esquecendo de tomar água, visto que não há a necessidade de se refrescar.

Neste hábito reside um grande perigo, pois, muitas pessoas passam o dia sem ingerir a quantidade adequada de líquido. Além de ficarem inchadas, estas pessoas podem desenvolver sérios problemas de pressão arterial, assim como ficar com a pele e o cabelo ressecados e com uma aparência desgastada.

Beber ao menos 2 litros de água todos os dias é fundamental. Fazer o cálculo da necessidade diária com base no peso, conforme mencionamos acima, é uma boa ideia, de forma a manter o organismo hidratado e protegido.

Dicas para se hidratar corretamente no inverno

De uma forma geral, o ideal é beber ao menos 2 litros de água todos os dias, mesmo que não se sinta sede. Manter uma garrafa de água sempre à mão é uma boa ideia, assim é possível dar pequenos goles ao longo do dia.

Beber um bom vinho pode ser algo bem gostoso no frio, no entanto, bebidas alcoólicas desidratam bastante o corpo. Por isso, não deixe de tomar água sempre que ingerir álcool, sendo que, de preferência, é bom evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Outra excelente fonte de água são os vegetais de uma forma geral. O pepino, por exemplo, é constituído de cerca de 95% de água. Portanto, aposte em refeições repletas de legumes e vegetais durante o inverno. Crianças tendem a não reclamar de sede, por isso, é preciso ter atenção redobrada com elas, especialmente nos dias mais secos, assim como com idosos que podem se esquecer de ingerir líquidos.

Algumas pessoas preferem praticar exercícios com a chegada do frio, de forma a suar menos. Lembre-se, entretanto, de que o corpo está perdendo água e de que, mesmo que não sinta sede, é fundamental beber água. Por fim, destacamos a importância do cuidado com a hidratação no inverno para indivíduos hipertensos, já que, sem água, o corpo passa a reter ainda mais sódio, o que eleva a pressão arterial.

Fonte: Saúde Medicina