As bebidas alcoólicas

Apesar de liberadas para maiores de 18 anos, as bebidas alcoólicas são poderosas drogas. Portanto, é preciso parcimônia em seu consumo, independente se causam ou não aumento de peso. Desde, mais ou menos, 6.000 a.C. o álcool já era consumido por certas civilizações. Na mitologia grega, por exemplo, ele era tido como algo divino e que levava os homens a atingirem outros graus de consciência. Bem, até hoje o álcool funciona mais ou menos desta forma.

No entanto, o consumo de bebidas alcoólicas está cada vez mais abusivo. Quando em excesso pode causar sérios danos à saúde, não somente ganho ou perda de peso. No Brasil, a bebida alcoólica é a droga mais consumida, o que favorece a violência, acidentes no trânsito e problemas sociais. Por outro lado, quando consumido com parcimônia e sabedoria, o álcool pode relaxar e entreter, assim como ajudar a fazer novas amizades.

Bebida alcoólica engorda?

Toda as bebidas alcoólicas possuem álcool etílico em sua composição. Este quando metabolizado pelo corpo humano se transforma em hidratos de carbono, resultando em 7 quilocalorias por grama. Portanto, sim, bebidas alcoólicas engordam, o que varia é o quanto cada uma engorda, de acordo com o teor alcoólico e o consumo.

Por exemplo, os destilados fornecem cerca de 238 quilocalorias a cada 1 décimo de litro. Dentre os destilados podemos destacar a vodca, o uísque e a aguardente. Já o vinho fornece ao corpo 85 quilocalorias, enquanto que um copinho de cerveja fornece cerca de 43 quilocalorias.

Quando comparadas aos refrigerantes, as bebidas alcoólicas engordam mais, pois mesmo contendo açúcar, os refrigerantes fornecem apenas 42 quilocalorias na mesma quantidade.

Qual engorda menos?

Pois é, neste caso é preciso avaliar a quantidade que cada pessoa bebe. Por exemplo, o refrigerante pode engordar menos do que o vinho, no entanto, tem gente que toma apenas uma taça de vinho e tem gente que toma uma garrafa de 2 litros de refrigerante em alguns minutos.

Entretanto, geralmente quando tomamos álcool dá fome, pois o corpo começa a pedir energia para ajudar a quebrar todas as moléculas que está ingerindo. Portanto, é comum depois de uma noite de bebedeira passarmos em um fast-food para matar a fome. Aí reside um grande perigo. O refrigerante tende a estufar a barriga e não dá fome, indo por este caminho ele fica novamente em vantagem. Portanto, não há como dizer qual engorda mais e qual engorda menos, é preciso avaliar cada situação e quanto da bebida alcoólica está sendo consumido.

Cerveja ou vodca?

Um copo de cerveja com 240 ml tem, mais ou menos, 100 kcal. Já um copo de 200 ml de vodca possui 480 kcal. Além disto, a cerveja tem uma menor concentração de álcool, cerca de 3 a 5 GL, enquanto que a vodca tem mais ou menos 37,5 GL. Outra vantagem da cerveja é que ela, como é fermentada, possui algumas vitaminas e minerais.

Agora, o caso é o seguinte, dependendo de quantos copos de cerveja a pessoa irá beber, pode ser melhor investir na vodca. Entretanto, muitas vezes a vodca vem na caipirinha com frutas e açúcar, aumentando a quantidade de calorias. O consumo de vodca com energético aumenta ainda mais esta somatória.

Vinho ou uísque?

O vinho é calórico, assim como todas as outras bebidas. No entanto, traz uma série de benefícios ao corpo humano quando bebido com parcimônia, especialmente o vinho tinto. Duas taças de vinho com cerca de 150 ml cada oferece ao corpo mais ou menos 200 calorias. Já o uísque oferece 240 calorias em cerca de 100 ml.

Tomar duas taças de vinho por dia é algo muito benéfico. O vinho diminui em 11% o risco de infecções e de uma série de doenças como úlceras, gastrite e até mesmo cânceres. Além disto, fortalece as veias, as artérias e os ossos, protegendo de problemas como a osteoporose e varizes. O vinho ainda é capaz de retardar o envelhecimento precoce e de reduzir a pressão arterial. Por fim, ele também ajuda a preservar a memória.

Batida ou pinga?

Em média, um copo de 50 ml de pinga oferece cerca de 231 calorias. Já 50 ml de batida oferece, em média, 251 calorias, variando de acordo com os itens no preparo. Bom, muitas pessoas bebem mais de 50 ml de batida, até porque esta quantidade é mais ou menos a de um gole. No entanto, com relação à pinga, nem todos conseguem beber mais de 50 ml.

Conforme dissemos anteriormente, o quanto cada bebida alcoólica engorda varia bastante de acordo com os hábitos da pessoa. É claro que se o indivíduo está acostumado a beber uma garrafa inteira de pinga por noite, irá engordar mais do que aquele que tomou uma batida de coco. O grande segredo é consumir tudo com moderação. Muita moderação no caso de bebidas alcoólicas.

Fonte: Saúde Medicina