Cuidados com a alimentação

É muito importante que todas as pessoas tenham cuidado com a alimentação. Uma dieta saudável e equilibrada traz uma série de benefícios ao corpo e à mente e ainda ajuda a tornar o dia a dia melhor.

Os alimentos influenciam no estilo de vida da pessoa, por exemplo, alguns promovem energia e bem estar, enquanto que outros nada acrescentam e ainda deixam a pessoa para baixo e sem vontade para nada. Começar a manhã com um café repleto de coisas boas é muito importante, pois desta forma, o corpo fica pronto para o dia que vem pela frente. Além disto, quem não come bem no café da manhã vai ficando sonolento ao longo do dia, pois o corpo tem que trabalhar dobrado com o pouco que tem disponível.

Cereais integrais, frutas, leite e iogurte precisam estar na mesa de todas as pessoas pela manhã. No almoço e na janta, o prato deve ser colorido e leve, não podendo faltar legumes, verduras, carboidratos e proteínas. Comer bem é o melhor remédio, pois o organismo fica protegido de uma série de transtornos e condições. Além disto, os alimentos possuem o poder de melhorar o humor e de reduzir o estresse. Ah, e é claro, muitos deles também podem ajudar a emagrecer.

Quais alimentos ajudam a emagrecer?

De uma forma geral, os alimentos que ajudam a emagrecer são aqueles que conseguem aumentar o metabolismo e que auxiliam na queima de calorias. Estes alimentos possuem a capacidade de elevar a temperatura do organismo, assim como de diminuir, o que faz o corpo trabalhar para voltar à temperatura normal, gastando com isto algumas calorias.

Muitas vezes, a quantidade de calorias gastas para o corpo voltar ao normal é maior do que as calorias ingeridas quando do consumo do alimento, por isto dizem que estes são os que ajudam a emagrecer. Legumes e verduras são bastante eficientes neste sentindo, assim como peixes ricos em ômega 3, por exemplo. A pimenta e o gengibre, que possuem um paladar bem forte, são também poderosos emagrecedores, assim como uma série de frutas.

Frutas que ajudam no emagrecimento

Inserir frutas no cardápio diário é uma medida fundamental, seja para emagrecer, seja para manter o corpo saudável e forte sempre. Muitas delas são ricas em água, o que ajuda a saciar a fome com o movimento da mastigação mas não engorda, pois grande parte do ingerido não passa de água. Por outro lado, as frutas são, geralmente, também muito ricas em fibras, que promovem uma sensação de saciedade e ainda ajudam a regular o fluxo intestinal.

Dentre todas as frutas destacamos algumas das que mais emagrecem e iremos falar sobre elas em seguida. São: a maçã, a melancia, o melão, a uva, a cereja, a pêra e o abacaxi.

Por que emagrecem?

A maçã é uma fruta pouco calórica e muito rica em fibras, além disto, ela possui uma substância chamada polifenol capaz de acelerar o metabolismo. Outro benefício da maçã é a pectina, uma fibra solúvel que regula a quantidade de glicose no sangue e auxilia no controle da insulina, responsável pelo armazenamento da gordura no nosso corpo.

A melancia é mais de 90% água, o que promove uma desintoxicação no corpo e ajuda a eliminar gorduras e muitas toxinas. Ela também contém licopeno, que junto de outros aminoácidos, regula o nível de açúcar na corrente sanguínea e promove desta forma a redução da gordura abdominal.

O melão também tem bastante água, além de muitas fibras, o que promove uma sensação de plenitude após o consumo. Outro ponto positivo é que ele possui pouquíssimas calorias e nenhuma gordura. Já a uva atua como um laxante natural, auxiliando na desintoxicação do organismo e ajudando o fluxo intestinal. Ela tem baixo valor calórico e um açúcar 100% natural.

A cereja é ótima para quem quer emagrecer, pois ela é rica em antioxidantes e combate os radicais livres que interferem na perda de peso. Além disto, a fruta tem baixo índice glicêmico e mantém a gordura indesejada bem longe. Outra fruta que deve ser incluída no cardápio é a pêra, que também tem baixo índice glicêmico e previne o armazenamento de gordura no corpo. Por fim, o abacaxi, que é rico em uma enzima digestiva que ajuda a regular o funcionamento do intestino, contribuindo para a eliminação das gorduras acumuladas.

Outras dicas

No caso da maçã e da cereja, por exemplo, é importante consumi-las sólidas e com casca, de forma a obter mais benefícios. O melão e a melancia são frutas bem docinhas e podem facilmente matar aquela vontade de comer um doce depois das refeições.

Sempre que estiver com fome coma uma pêra, pois ela é rica em fibras e possui poucas calorias. Vale a pena até mesmo comer uma cerca de 15 minutos antes de cada refeição, para desencadear a sensação de saciedade. Já o abacaxi é uma excelente opção para sobremesa, pois ajuda na digestão, especialmente de carnes.

Fonte: Saúde Medicina