depilação feminina, prática na maioria das vezes dolorida e para muitas pessoas indispensável, engloba dúvidas e questões sobre preparação da pele, cuidados pós-depilação, flacidez, etc. E, afim de esclarecer algumas incertezas de quem prefere o corpo com menos pelos, batemos um papo com especialistas, que contam um pouco sobre os tipos de depilação existentes, tabus sobre o assunto, foliculite e mais. Pegue o caderninho e tome nota:


Mito ou verdade: depilar com lâmina engrossa o pelo? Por que?

Depilar com lamina ou cremes depilatórios (depilação química) não estimula em nada os pelos, ou seja, não engrossam nem alimentam seu crescimento. Na raiz dos pelos existem as células tronco, e é lá onde os estímulos precisam acontecer para haver aumento do pelo.


O que é a foliculite?

Foliculite é inflamação do folículo (local onde se implanta o pelo). Essa inflamação pode ou não ser infecciosa. Existem casos em que ela ocorre simplesmente pelo fato do próprio pelo irritar a pele.


Como prevenir a foliculite? E como livrar-se dela caso apareça?

Existem tratamentos tópicos que prescrevemos para tentar reduzir sua ocorrência, mas existem graus variados de foliculite. Se ela ocorrer como consequência do nascimento errado dos pelos, costumo indicar que seja trocado o método depilatório em uso. Muitas vezes trocando o tipo de depilação e usando o tratamento tópico adequado, a foliculite para de acontecer. A depilação a laser é uma alternativa mais duradora e, em muitos casos, definitiva.


Usar sabões antissépticos, mas não de rotina, apenas quando for feito algum procedimento como depilação. Além de sabões antissépticos, muitas vezes há a necessidade de antibióticos locais e orais.


Qual tipo de depilação deixa manchas na pele? Como funciona? É quando a depilação é mal feita ou por descuido da cliente?

A depilação pode manchar caso leve a algum processo inflamatório ou queimadura. Isso pode ocorrer se a depilação ocasionar foliculite, se a cera for usada muito quente e queimar, ou se o paciente se expuser ao sol logo após a depilação.


Esfoliar a pele antes da depilação é uma boa pedida?

Não é necessário, pode queimar ou fazer uma abrasão. Não recomendo.


Não, pois pode abrir a porta para bactérias e deixá-la muito sensível.


Como tratar a pele depois de depilar? Alguma recomendação de cremes ou óleos específicos?

Usar filtros solares apenas. Em alguns casos de foliculite, prescrevo cremes à base de ácidos ou outras substâncias, mas isso necessita de avaliação do especialista.


Loções calmantes e muitas vezes alguns anti-inflamatórios orais e tópicos.


Como funciona a depilação a laser? É verdade que elimina parte dos pelos?

O pelo é literalmente destruído pela emissão de calor pela luz do laser. Sim, grande parte é eliminada e não nasce mais. O ideal, depois de fazer as sessões recomendadas pelo epecialista, é fazer a manutenção anual.


Qual é a diferença entre laser, luz pulsada e fotodepilação? Qual é o mais eficaz dos três?

Fotodepilação e luz pulsada são a mesmas tecnologias, mas existem diversos equipamentos com potências distintas. O laser é mais eficaz para essa finalidade: depilação. Tratam-se de tecnologias semelhantes, porém com algumas diferenças físicas muito técnicas. Mas o laser geralmente necessitará de menos sessões e terá um resultado mais duradouro e eficaz. A luz pulsada, em contrapartida, é menos dolorosa, pega melhor em pelos mais finos e mais claros.

É verdade que depilação com cera pode deixar a pele flácida?

Se essa depilação for feita com intervalos curtos, por período longos e em áreas de pele fina, pode sim contribuir para agravamento da flacidez.

Fonte: Vogue