Que atire a primeira pedra quem nunca teve pelo menos uma celulite no corpo. Os temidos furinhos estão presente em quase todas as mulheres. No entanto, mesmo sendo um "problema" generalizado, não significa que ele não possa ser combatido ou diminuido. A seguir, veja uma lista publicada pela edição espanhola da Vogue esclarecendo as maiores dúvidas em torno da celulite e dos tratamentos para eliminá-las do corpo.

. A celulite só aparece depois dos 25 anos

Mito. Celulite não é ruga. Rosa Estebanez, representante médica da Somatoline Cosmetic, afirma que os furinhos podem surgir "a partir do momento que você começa a desenvolver o corpo, ou seja, na maioria dos casos a celulite começa a se formar quando os níveis de estrogênio aumentam na puberdade".


. Antes dos 25 anos não adianta usar creme anti-celulite

Não é verdade. Você pode começar a tentar tratar a celulite a partir do momento que ela aparece, no entanto, a especialista ressalta: "É importante começar a ter um cuidado interno com o nosso corpo através de uma alimentação saudável e atividades físicas que tonificam as pernas e aumentam a oxigenação e a circulação sanguínea na região", explica Rosa, que também salienta a importância da implementação de um tratamento anti-celulite tópico.


. A celulite não desaparece

Verdade. Segundo a nutricionista Jacqueline Newson os furinhos não vão embora: "No entanto, existem alguns remédios que podem ajudar na luta contra a celulite e fazem você se sentir mais confortável com o seu corpo". Desta forma, é possível suavizar e atenuar a sua presença até que ela quase invisível.


. Massagens não funcionam

Mentira. Elas ajudam e muito. O Dr. Mato Ansorena, diretor das clínicas que levam seu nome na Espanha, afirma que é importante a realização de massagens na área com celulite pelo menos uma vez por dia (antes ou após o banho), com a ajuda de uma escova de massagem para melhorar a circulação sanguínea. "Com esta ação, você reativará as células da pele e evitar o depósito de gordura por baixo da pele. Por isso, é importante o uso de uma escova macia e fazer a massagem em movimentos circulares."


. Usar calças muito apertada favorece o aparecimento da celulite

Verdade. O Journal of Neurology apontou que o jeans skinny, além de causar problemas graves nos músculos e nervos nas pernas, pode propiciar estrias e celulite. "Usar calças apertadas impede a eliminação adequada do excesso de toxinas em seu corpo", acrescenta o Dr. Mato.


. Gordura localizada e celulite exigem o mesmo tratamento

Mentira. Embora seja muito comum confundir os dois termos e chamar tudo isso de celulite, Rosa Estebanez salienta a necessidade de distinguir as duas questões, porque elas exigem um tratamento diferente. "A celulite é uma deformação do tecido, enquanto a gordura localizada é o que prevalece em volume de líquido".


. Andar diminui a celulite

Verdade. A má circulação sanguínea é um dos fatores que causam celulite. Portanto, se movimentar é uma boa alternativa para melhorar a circulação sanguínea e controlar o aparecimento de celulite. Suba e desça escadas ou faça uma caminhada rápida por pelo menos meia hora por dia.


. Se você não pratica atividade física, os cremes anti-celulite são inúteis

Mentira. Embora seja claro que a fórmula que melhor funciona no combate a celulite é aquela que combina esporte, boa alimentação e tratamentos cosméticos, a verdade é que usar um bom creme anti-celulite, mesmo quando nenhum esporte é praticado, é válido. "Se você usar um bom creme anti celulite consegue ver sim resultados positivos", diz Rosa Estebanez.

. Dormir com uma almofada sob os tornozelos pode ajudar a eliminar os furinhos

Verdade. Ainda que o método não tenha comprovação científica, a realidade é que levantar um pouco as pernas durante o sono melhora a circulação sanguínea e, portanto, reduz o risco de celulite.


. Controlar seus hormônios ajuda no combate a celulite

Verdade. Nossos hormônios podem afetar a produção de gordura no corpo. Por isso, é importante tentar mantê-los controlados. Consulte o seu médico para verificar o melhor método.

Fonte: Vogue