Conhecendo a pimenta um pouco e suas propriedades

A ardência suave, ou quase insuportável da pimenta é agradável ao paladar de muitos brasileiros. Uma boa notícia aos amantes de uma pimentinha: além de saborosa ela é muito saudável, sendo excelente para o coração e no tratamento de diferentes tipos de irritações, obviamente se for consumida com moderação, pois, o excesso poderá causar irritações na mucosa do estômago e outros problemas.

Há diversos tipos de pimenta: a tradicional malagueta, tabasco, thai, chilli, Jamaicana, Jalapeño, Muripi, etc. Cada uma possui sua característica própria em relação ao sabor, teor da ardência e propriedades nutricionais. Na hora de experimentar o prato apimentado tenha cuidado, não arrisque uma garfada generosa para não queimar a boca e comprometer experiência. Aprecie com moderação para aos poucos se acostumar com o tempero.

Com pouquíssimas calorias, de maneira geral a pimenta é rica em Vitamina A, VitaminaB6 e Vitamina C, Ferro, Potássio e Magnésio. Não é como um vegetal qualquer que pode ser consumido em grande quantidade, mas proporciona importantes benefícios à saúde. Estes são os principais motivos para você não ignorar uma pimentinha de vez em quando.

Excelente ação antiinflamatória – A pimenta possui uma propriedade denominada capsaicina que é excelente para a melhora de processos inflamatórios. As principais pimentas com a capsaicina são: dedo-de-moça, muripi, jalapeño, americana e a cumari-do-pará.

Combate a depressão – Você sabia que a pimenta é excelente para melhorar o ânimo e resgatar o vigor de pessoas tristes e cabisbaixas? Sim, algumas propriedades ajudam no aumento do fluxo sanguíneo do cérebro, algo bastante útil para tratar a depressão e até certas dores de cabeça.

Eficaz contra o Câncer – A ingestão da pimenta previne certos tipos de câncer em razão da presença de fitoquímicos e da capsaicina. Esta última destrói as células cancerígenas e eleva o PSA, minimizando os ricos do câncer de próstata.

Reforça o sistema imunológico – Os nutrientes da pimenta ajudam no reforço do sistema de defesas do organismo, deixando o corpo mais forte e preparado contra vários tipos de doenças infecciosas.

Melhora a circulação do sangue – Por meio das Vitaminas, A, C e do Complexo B e de alguns minerais, a pimenta é responsável pela melhora da circulação sanguínea, o que também é muito bom para o coração. Os ingredientes da pimenta impedem a coagulação do sangue, por causa da vasodilatação provocada.

Sem obstruções à circulação do sangue pelo corpo, os riscos de infarto e Acidente Vascular Cerebral são minimizados.

Controla o colesterol – A pimenta ajuda na redução do colesterol ruim ( LDL) o que também implica na prevenção de doenças cardíacas.

Melhora a digestão – A salivação e a secreção gástrica são estimuladas com o consumo da pimenta. Portanto, ela facilita o transporte de nutrientes pelo organismo garantindo que a pessoa sinta-se bem após um prato de comida.

Auxilia na dieta de perda de peso – Mesmo como coadjuvante, a pimenta é importante para quem deseja emagrecer, porque além de conter pouquíssimas calorias, a capsaicina garante a redução de gorduras.

As contra indicações da pimenta

Nenhum alimento pode ser consumido em excesso e com a pimenta não é diferente. A iguaria, aliás, tem peculiaridades que podem fazer mal a algumas pessoas. Quem sofre de úlcera, hemorroidas, ou lesões intestinais o consumo deve ser evitado ou reduzido ao máximo, pois a capsaicina poderá piorar o problema com a agressão das mucosas.

A pimenta poderá ser usada diariamente, mas como fora explicado no início, seja cauteloso e não exagere na quantidade. Grande quantidade de pimenta poderá afetar o seu paladar.

Sabe quando você usa um perfume caro e com pouquíssimas gotas é possível obter um resultado incrível? Com mínimos pedacinhos ou gotículas de pimenta seu prato ficará delicioso e sua saúde preservada.

Fonte: Saúde Medicina