O metabolismo

Metabolismo é um termo referente às reações químicas que acontecem em nosso corpo. Estas reações transformam e produzem moléculas para que o organismo funcione corretamente, sendo que o metabolismo pode ser classificado em anabólico ou em catabólico. Quando ocorre a formação de compostos é um caso de anabolismo, já quando ocorre à quebra de compostos é um caso de catabolismo. Para haver perda de peso, por exemplo, uma pessoa deve ser submetida a um processo de catabolismo, para que partículas sejam degradadas.

A regulação do metabolismo é influenciada por fatores como o sexo, a idade e o peso, por exemplo. Pessoas que praticam atividades físicas cotidianamente tem o metabolismo mais acelerado do que as que não praticam, assim como, geralmente, os homens têm o metabolismo mais rápido do que as mulheres, pois possuem mais massa muscular. Para manter o corpo vivo é necessário haver uma determinada quantidade de energia. Mesmo quando estamos dormindo o corpo está queimando energia, portanto, quanto mais atividade, mais energia é necessária.

Apesar de ser uma questão de genética, outros fatores influenciam para um metabolismo rápido ou lento, além disto, uma pessoa com metabolismo lento pode acelerar o metabolismo através de algumas práticas. Importante lembrar, contudo, que existe mais de um tipo de metabolismo.

Tipos de metabolismo

Existem basicamente três tipos de metabolismo: o de repouso, o de termogênese alimentar e o de atividade física. O metabolismo de repouso é também conhecido como basal e é referente ao gasto de energia necessário para a realização de funções básicas, tais como mexer a boca e respirar. Este metabolismo corresponde de 60 a 70% do gasto diário de energia. Uma forma de acelerar o metabolismo basal é aumentando a massa magra, já que para ficar ativo um músculo necessita de mais energia do que um tecido.

A termogênese alimentar corresponde, mais ou menos, a 10% da energia gasta pelo corpo diariamente. Este é o metabolismo referente à energia gasta com a digestão, desde a mastigação até à liberação das enzimas digestivas e o funcionamento das mesmas. Por isso que é indicado comer de 3 em 3 horas, pois faz o organismo gastar energia.

Por fim, o de atividade física é o metabolismo referente à energia necessária para a prática de exercícios. Ele é bem variável, correspondendo, em média, de 20 a 30% do gasto calórico por dia. Portanto, quanto mais atividade física a pessoa pratica, mais o corpo queima calorias em busca de energia.

O metabolismo e o peso

O peso de uma pessoa é consideravelmente influenciado pelo metabolismo, assim como os hábitos alimentares e o estilo de vida. Uma pessoa com o metabolismo geneticamente mais lento do que o de outra pessoa pode apostar em algumas medidas com o intuito de acelerá-lo. Além disto, escolher os alimentos certos também é muito importante.

É a quantidade de calorias que o organismo gasta para realizar tarefas que determina se o metabolismo é lento ou acelerado. Pessoas que querem perder peso precisam fazer com o que o corpo gaste mais calorias do que normalmente para realizar as tarefas, assim como, precisam realizar mais tarefas, como algum esporte, com a finalidade de promover um gasto calórico ainda maior.

A energia para a realização das tarefas cotidianas vem dos alimentos que ingerimos. O processo de quebra destes alimentos em unidades bem pequenas para que as células possam usá-las é chamado de catabolismo. O excesso de alimentos é armazenado para poder ser usado em uma próxima ocasião, sendo que, quando há muito excesso, muito é armazenado e leva à formação das temidas gordurinhas.

Como acelerar o metabolismo

Para acelerar o metabolismo simples medidas cotidianas devem ser tomadas, assim como é necessário apostar nos alimentos certos. Beber bastante água, por exemplo, é importante, assim como não pular o café da manhã.

Comer de 3 em 3 horas é medida fundamental, sempre de forma saudável, no entanto. Controlar o estresse pode ajudar a acelerar o metabolismo, assim como ter uma boa noite de sono. Praticar atividades físicas é algo fundamental, sendo que atividades intervaladas favorecem ainda mais neste sentido.

10 alimentos que aceleram o metabolismo

Alguns alimentos são capazes de deixar o metabolismo mais acelerado do que o normal. A pimenta, por exemplo, estimula a liberação de adrenalina, aumentando, consequentemente, os batimentos cardíacos, o que demanda energia. Já alimentos ricos em proteínas, por exemplo, são mais difíceis de serem digeridos do que gorduras e carboidratos, necessitando de um processo maior de digestão e exigindo mais do metabolismo.

Consumir, portanto, pimenta, ovo, carne e leite ajuda a acelerar o metabolismo. Além destes itens, podemos destacar também a maçã, o salmão, as frutas vermelhas, o gengibre e iogurtes. Confira abaixo a lista com 10 alimentos que aceleram o metabolismo:

1) gengibre
2) salmão
3) maçã
4) pimentas
5) frutas vermelhas
6) iogurte
7) ovo
8) leite
9) feijão
10) espinafre

Fonte: Saúde Medicina