Propriedades nutricionais do abacate

Saborear um abacate cremoso é uma ótima ideia. A fruta além de ser uma delícia, apresenta vários benefícios à saúde, por ser rica em propriedades nutricionais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Passou pela sessão de abacate no supermercado? Não se esqueça de adicionar alguns ao carrinho de compras. Quer entender o que há de tão valioso na fruta? Os méritos não são poucos.

Usado para acompanhar saladas e também em uma série de receitas, o abacate é um alimento nutritivo que pode ser consumido puro. A maioria das pessoas come com açúcar, mas é recomendado não exagerar na porção doce, em razão de problemas de saúde que o excesso de glicose pode proporcionar. O que acha de substituir o açúcar por um pouquinho de mel ou mesmo consumir o abacate sem acompanhamento?

O abacate é rico em gorduras saudáveis, Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E Vitamina K e também composto por minerais como fósforo, cálcio, zinco, manganês e potássio. Essa gama de nutrientes ajuda na prevenção do câncer, diminui os níveis do colesterol e é eficaz na prevenção de uma série de doenças que surgem com o avançar da idade. Incluir o abacate na rotina familiar de toda a família é uma atitude sábia, principalmente se houver substituição ou diminuição no consumo de alimentos gordurosos e industrializados. Verifique alguns dos principais benefícios desse alimento para a sua saúde.

Bom para a saúde dos olhos – O abacate contém um componente nutricional, denominado luteína, que é bom para a visão e auxiliar na prevenção de algumas doenças, como a catarata e a degeneração macular. A proteção ocorre, pois o nutriente é ativo na absorção dos raios solares, evitando assim o comprometimento da retina.

Eficaz para a saúde da boca e dos dentes - Você sabia que o hábito de comer abacate é bom para deixar os dentes brancos, bonitos e a boca saudável e higienizada? As propriedades do alimento atacam as células cancerígenas bucais.

Reduz o risco de doenças cardiovasculares – O sedentarismo e os maus hábitos alimentares potencializam as chances de doenças no coração, portanto é imprescindível ter a fruteira cheia e privilegiar refeições com os famosos "pratos coloridos" que os nutricionistas tanto falam, com muitos legumes e verduras. Comer abacate é excelente para a saúde cardíaca, pois a fruta possui um composto chamado bita-sitosterol que de acordo com estudos recentes mostrou-se capaz de reduzir o colesterol ruim( LDL) , aumentar o colesterol bom(HDL) e minimizar o triglicérides no sangue.

Garantir a normalização do colesterol e das triglicérides é vital para prevenir sérios problemas como o ataque cardíaco e o Acidente Vascular Cerebral.

Importante na dieta para perder peso – O abacate contém gorduras saudáveis e uma série de nutrientes funcionais, assim deverá estar incluso em dietas do emagrecimento junto a outras frutas e outros tipos de alimentos que completam uma alimentação sadia.

Mas cuidado: não coma em excesso, e se para perder peso é ideal restringir calorias, evite ingeri-lo com açúcar.

Benéfico para o cérebro – O consumo do abacate também favorece o bom funcionamento do cérebro, pois o ácido fólico do alimento garante proteção contra o acidente vascular cerebral, e alguns minerais como o cálcio e o fósforo são úteis para o aprimoramento do raciocínio.

Mais benefícios

O abacate é um alimento importante no processo digestivo. Ele promove a absorção dos nutrientes de outros alimentos, tornando-os mais saudáveis ao corpo.

Por conter valiosos antioxidantes, a fruta também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de mama e o de próstata.

O óleo e a vitamina do abacate fazem com que a fruta também seja utilizada para o preparo de máscaras especiais para hidratação do cabelo e da pele.

Fonte: Saúde Medicina