Se você possui a pele seca, não importa a estação, o inverno costuma piorar o nível de hidratação. Com o ambiente mais frio e principalmente seco, o organismo perde parte da água que hidrata o corpo, assim como a oleosidade na epiderme, causando o aspecto áspero, irritado e com "casquinhas" que aparecem nas baixas temperaturas.


Partes do corpo como o pescoço, lábios, mãos, pés e lábios exigem cuidado redobrado para se manterem hidratados. E, além do fator clima, banhos quentes (que insistimos em tomar!) durante as baixas temperaturas são vilões de carteirinha da nossa pele.

Para ajudar a prevenir o ressecamento e até mesmo doenças comuns durante o inverno (como a dermatite atópica), batemos um papo com uma dermatologista e separamos algumas dicas para ter sua pele linda e radiante durante o inverno.


Por exemplo: se você tem a pele seca, mas não consegue abrir mão daquele banho quentinho (e delicioso) durante o inverno, não use, em hipótese alguma, buchas e esponjas para esfoliar - elas provavelmente vão danificar sua pele. E se não há sede suficiente para beber no mínimo dois litros de água por dia, uma opção é trocar o líquido pelo chá (de sachê; caixinha não vale!).


Anote mais dicas:


Como escolher o hidratante ideal?

O hidratante ideal para uma pele sem patologias deverá ser bem tolerado, ou seja, ter um odor agradável e cosmética escolhida pelo usuário conforme sua preferência.

Hidratantes cheirosos, muitas vezes, têm finalidade maior de perfumar do que de hidratar. O ideal é que este seja adquirido em uma farmácia. Caso haja alergia, coceira, alguma patologia já sabida ou simplesmente uma grande necessidade de hidratação, o ideal é uma consulta prévia com o médico dermatologista.


Podemos usar o mesmo hidratante para corpo e rosto?

Para peles oleosas e com acne, existem hidratantes sem óleo, específicos para face, colo e dorso. Alguns hidratantes podem servir para ambas as regiões em pacientes específicos.

Mito ou verdade: óleos corporais são uma má ideia para hidratar a pele? Eles funcionam ou não?

Alguns óleos funcionam muito bem e auxiliam a repor lipídeos importantes para pele e a recuperá-la de agressões. Em hospitais públicos onde lidava com pacientes portadores de doenças crônicas - que necessitavam de hidratação intensa e por um custo mais acessível - por diversas vezes prescrevi óleos como o de girassol e de sementes de uva.


Qual é a diferença entre os cremes à base de manteiga, ácido hialurônico e ureia?

A ureia tem potente ação hidratante e concentrações mais elevadas. Também é usada para afinar camadas espessas da pele, como cotovelos, palmas e plantas. Para usá-la na face ou em peles sensíveis, devemos reduzir as concentrações. O ácido hialurônico pode ser usado de formas distintas em função do tamanho da molécula. Moléculas maiores ficam na superfície da pele e hidratam. São ótimos para serem usados na face. As manteigas são mais pesadas e a sua ação depende também da origem. Em geral será a base que vai incorporar outras substâncias.



Qual é a maneira certa para aplicar cremes hidratantes?

Costumo recomendar a aplicação logo após o banho, ainda no banheiro, para aproveitar a umidade da pele e o vapor do chuveiro, facilitando absorção da pele. Alguns hidratantes têm tecnologia que permite o uso apenas uma vez ao dia.



Água quente faz mal para a pele?

Água quente resseca a pele e remove o manto lipídico protetor.


Cremes de banho são ou não uma alternativa para quem não consegue levar a rotina de beleza a sério?

Sim, são uma alternativa. Em casos de ressecamento mais intenso, será necessário o uso de um hidratante normal.


Devemos esfoliar a pele durante o inverno?

Não costumo recomendar e orientar esfoliações genericamente, sem fazer um exame da pele e recomendar o produto adequado. Partículas pontiagudas podem ferir a pele. Peles sensíveis podem sofrer, principalmente no inverno.

Fonte: Vogue

Fonte Foto: Dermatologia