Para que serve? Vitaminas e dicas

Pode-se dizer que a blueberry é ainda novidade no Brasil. Conhecida também como mirtilo, a pequena fruta canadense apresenta vários benefícios à saúde e tem o sabor delicioso. Se você ainda não conhece, ela é pequena e meio azulada, parece um pouco com a jabuticaba.

O Brasil tem a vantagem de ser um dos maiores produtos – e consumidores – de alimentos do mundo. Fruta é conosco. Neste vário cenário natural é importante incorporar uma novidade nutricional tão rica como a blueberry, além disso, há a vantagem de a fruta ser exótica, podendo conquistar crianças e jovens por essa característica. Mas a fruta não é bacana só porque é uma "tendência nutricional". A blueberry concentra nutrientes imprescindíveis a um hábito alimentar correto para a manutenção da saúde. Suas propriedades não são poucas.

Mesclando sabor doce com ácido, o mirtilo contém enorme quantidade de Vitamina A, Vitamina B e Vitamina C e uma gama de minerais: tanino, cálcio, ferro, fósforo, manganês, potássio, cobre, zinco, magnésio e ácidos tartárico, málico e cítrico. Com sais minerais, o mirtilo é conhecido também como "o rei dos antioxidantes", elemento mais importante no combate aos radicais livres. Veja quais são os principais benefícios deste incrível alimento.

Excelente contra o envelhecimento precoce – Eis um dos principais efeitos da blueberry. Em razão da grande quantidade de antioxidantes, – supera vegetais como espinafre e brócolis – o ataque aos radicais livres é feito de maneira muito eficiente. Com isso o envelhecimento precoce é prevenido e você terá a pele jovem e bonita, sem rugas e marcas que denotam maus tratos.

A poluição, o cigarro, a exposição exagerada aos raios de sol são alguns dos fatores externos que provocam o envelhecimento cutâneo. Antes de pensar em gastar rios de dinheiro em procedimentos modernos e sofisticados ou em cremes de marcas famosas, compre a blueberry e como a frutinha durante o seu dia a dia. Você verá que o tratamento de dentro para fora é incrível.

Combate o Câncer – Sabe-se que comer alimentos saudáveis é uma das principais maneiras de evitar diferentes tipos de câncer. A blueberry é uma das protagonistas nessa prevenção, afinal conta com polifenóis e ácido elágico, propriedades que atacam as substâncias que comprometem as células e provocam o câncer.

Bom para a visão – O mirtilo é eficaz para quem quer enxergar melhor graças à valiosa concentração de antocianina, propriedade indispensável na prevenção do cansaço na vista.

Essa utilidade é muito boa para você que trabalha longas horas no computador e se ver obrigado a interromper uma atividade em razão da vista cansada. Que tal substituir um dia ou outro o café por algumas frutinhas ou um suco de blueberry?

Garante a boa saúde cardíaca – A blueberry tem um componente denominado resveratrol que melhora o fluxo do sangue pelas artérias. Tal efeito garante a prevenção da arteriosclerose. A fruta também congrega propriedades nutricionais que ajudam na prevenção do Acidente Vascular Cerebral e do infarto.

Todos devem adotar hábitos saudáveis para evitar tais problemas, mas se você é hipertenso ou tem alguma doença crônica que potencializa as chances de sofrer algum desses males, o hábito de consumir a blueberry será muito importante para a sua saúde cardíaca.

Mais benefícios

Contribuindo com a redução do volume de açúcar no sangue, o que é fundamental para evitar a diabetes tipo 2, a blueberry combate a deterioração do cérebro e ajuda na prevenção do mal de Alzheimer, além de contribuir com a melhora da coordenação motora e da capacidade de memorização.

A fruta também é importante para combater infecções urinárias e é matéria prima para muitos produtos de beleza, como shampoos, condicionadores, cremes para a pele, etc.

Viu como a fruta é completa? Ainda não é tão comum como a laranja e a maça, mas a Blueberry (ou Mirtilo) merece muito mais do que uma simples conferida, concorda?

Fonte: Saúde Medicina
Imagem extra: Nação Verde