Aplicação de varizes

O que são microvasos?

Microvasos, também conhecida como "vasinhos", são o tipo de variz mais comum. São superficiais e, por esse motivo, adquirem uma coloração mais avermelhada ou arroxeada. Acometem 6 em cada 10 mulheres entre 30 e 40 anos, que as possuem em geral nas pernas e nas coxas. Apesar do que geralmente pensam, os microvasos também ocorrem em homens, porém em menor intensidade.

São Classificados como Tipo I, exclusivamente estético, sem cunho patológico.

Microvasos são prejudiciais à saúde?

Não representam nenhum sério problema de saúde.

Quais são as regiões mais comuns para o aparecimento dos microvasos?

Nariz, queixo, bochechas, pernas, joelhos, tornozelos e coxas.

Como é realizado o tratamento das microvarizes?

O tratamento por escleroestética consiste na aplicação de uma substância denominada glicose dentro da luz de um pequeno vaso (veia), resultando em melhora clínica e visual dos microvasos na área aplicada.

De quantas sessões eu preciso?

O tratamento pode ser feito semanal ou quinzenalmente, depende da região a ser tratada. A quantidade de aplicações é individual. Há pacientes que necessitam de 05 aplicações, alguns 10 e outros até mais. É necessária a primeira consulta para avaliarmos a disfunção estética e após esta primeira consulta, não há necessidade de marcar outras, apenas as aplicações. As recomendações são o uso de faixa elástica no local de aplicação logo após o procedimento e permanecer por 04 horas.

Ficar de repouso no primeiro dia;

Colocar um calço no pé da cama para facilitar o retorno do sangue para o coração;

Não se expor ao sol para evitar manchas marrons na pele;

Passar um protetor solar na região tratada;

Usar meias de compressão elástica, tipo Kendall, nas duas pernas, durante pelo menos 2 meses após acabar o tratamento. Estas meias devem ser colocadas de manhã, antes do indivíduo levantar-se da cama e só deve ser retirada para o banho e para dormir.

Fonte: Lizia Campos
Imagem extra: Melhor com saúde