São muitas as benesses do feijão para a saúde. A culinária brasileira é rica em receitas com essa leguminosa, que está presente no prato do brasileiro quase todos os dias. Existem pessoas que chegam a dizer que não conseguem "comer sem feijão". É um alimento muito rico em ferro e também em manganês, fonte de grande energia, e responsável pela boa nutrição de grande parte da população brasileira.

Existem diversos tipos de feijão: preto, branco, manteiga, mulatinho, fradinho, verde, vermelho, azuki, entre outros. Sua variedade é extensa, assim como a quantidade de nutrientes que o alimento contém. Segundo o Ministério da Saúde, o feijão faz parte do hall de alimentos fundamentais para se evitar o câncer e outras doenças.

Rico em proteínas

Sobretudo os vegetarianos se beneficiam das proteínas vegetais contidas no feijão. Denominadas Lisinas (nome destes aminoácidos), essas proteínas são muito importantes para a saúde porque atuam nos tecidos do corpo, como ossos, pele, órgãos e músculos. De acordo com a Tabela de Composição Química dos Alimentos da Unifesp, 100 gramas de feijão cozido apresentam 8,6 gramas de proteína. É um valor nutricional considerável, sobretudo, para aqueles que não consomem proteínas de origem animal.

Importante desintoxicante do organismo

O feijão é rico em molibdênio mineral, que tem a função de desintoxicar os chamados sulfitos, conservante muito usado nos alimentos preparados. Pessoas que têm alergia a sulfito normalmente apresentam dores de cabeça e batimento cardíaco acelerado após ingerir os sulfitos e a função do molibdênio é exatamente ajudar na desintoxicação desses sulfitos no organismo.

Estimulador do aparelho digestivo

O feijão possui uma fibra insolúvel que é importante na manutenção da regularidade intestinal, assim como pelo aumento do volume das fezes. A fermentação dessa fibra no intestino grosso auxilia na sobrevivência das chamadas "boas bactérias", importantes para a manutenção do equilíbrio da flora intestinal. Vale ressaltar que um dos aspectos mais importantes na saúde é garantir uma boa evacuação para eliminar toxinas, radicais livres, etc., que causam doenças e mal estar.

Benefícios para o sistema cardiovascular

Podemos afirmar que o famoso feijão tem o poder de reduzir o colesterol. Obviamente, que se a pessoa comer feijão carregado todos os dias, cheio de carnes gordurosas, esse benefício se tornará malefício. Mas, comendo um feijão mais magro, com alho, cebola, louro e pouca gordura, a pessoa vai conseguir baixar os níveis de homocisteína, uma substância associada ao risco aumentado de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e doença vascular periférica. Vale enfatizar que o alto teor de magnésio encontrado no alimento também contribui para um sistema cardiovascular saudável.

Ajuda na dieta para redução de peso corporal

Como o feijão é rico em fibras e tem grande poder de saciedade, os nutricionistas afirmam que ele deve ser inserido na dieta de emagrecimento. Em uma porção de 100 gramas, existem cerca de 6,5 gramas de fibras. Com moderação, o feijão deve ser consumido na dieta porque é fonte de energia e de minerais importantes, como o ferro e o magnésio. Sobretudo quando a pessoa está reduzindo a ingestão de calorias, precisa escolher bem os alimentos que irá comer, garantindo um emagrecimento com saúde. Não adianta emagrecer e adoecer devido a carência de vitaminas, proteínas e outros nutrientes fundamentais ao bom funcionamento do organismo.

Portanto, o feijão é um alimento muito rico que deve ser mantido na dieta balanceada, podendo ser apreciado de diferentes formas, tanto frio em saladas, como quente, de forma tradicional na culinária brasileira. Mas, lembre-se, o chamado feijão "gordo" deve ser consumido com moderação, dado o seu alto teor de gordura vindo das carnes e embutidos, como paio e linguiça.

Fonte do conteúdo e imagem: Saúde Medicina