Pode-se dizer que o quiabo é um alimento dos mais nutritivos e saudáveis que temos na mesa. Muitas pessoas têm prevenção com o quiabo devido à sua "baba", mas esse vegetal é tão rico em substâncias favoráveis à saúde que a sua ingestão vai além do campo nutritivo, chegando ao nível de alimento medicinal.

Sem exageros, o quiabo, de nome científico Abelmoschus esculentus, possui mais de 15 propriedades importantes para a saúde. Portanto, que tal começar a fazer algumas receitas com quiabo, dando o primeiro passo com o famoso "frango com quiabo", tradicional na culinária mineira. Não é uma ótima pedida?

Vamos à lista com 18 benefícios do quiabo para a saúde:

1 – Manutenção da limpeza da pele: Por ser rico em vitamina C, o vegetal é muito bom para tratar psoríase, acne, prevenir a pigmentação da pele, manchas e outros problemas de pele.

2 – Ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir a arteriosclerose: Sua fibra solúvel ajuda a reduzir os níveis de mau colesterol do organismo.

3 – Colabora com o combate à asma: Pela sua elevada quantidade de vitamina C, seus antioxidantes e suas propriedades anti-inflamatórias, o quiabo favorece o tratamento de asmáticos. Muitos nutricionistas recomendam o alimento para quem sofre de asma.

4 – Estimula o desenvolvimento fetal e auxilia a gravidez em geral: Excelente para as gestantes, pois ajuda no desenvolvimento do cérebro do feto e age na prevenção de abortos espontâneos.

5 – Combate doenças nos órgãos genitais: O vegetal atua em casos de distúrbios genitais, como a sífilis, menstruação em excesso, leucorreia, disúria (dificuldade de urinar) e gonorreia. Além disso, há relatos de que o quiabo melhora a potência sexual.

6 – Minimiza o risco de câncer de cólon-retal: Por ser rico em fibras, o vegetal ajuda a manter o equilíbrio da flora intestinal, assim como eliminar toxinas prejudiciais ao organismo. Sua "baba" funciona como uma espécie de laxante. Com isso, ele pode ser considerado anticancerígeno, principalmente, agindo contra o câncer de cólon, cada vez mais comum no mundo devido à alimentação industrializada. Além disso, o quiabo tem propriedades probióticas, ou seja, as chamadas boas bactérias do intestino prosperam com o quiabo, beneficiando a saúde em geral do trato intestinal.

7 – Fortalece a imunidade: Os antioxidantes do quiabo auxiliam o sistema imunológico a combater os radicais livres e outras ameaças à saúde humana.

8 – Traz mais beleza aos cabelos: O quiabo é um grande condicionador dos cabelos, combate à caspa e os terríveis piolhos, além de ser um potente hidratante do couro cabeludo.

9 – Combate à fadiga: Excelente fonte de energia para combater a fraqueza e a exaustão do corpo. Muito indicado para quem faz atividades físicas ou é atleta profissional.

10 – Fonte de proteínas e aminoácidos: O vegetal é grande fonte de proteína vegetal, por isso muitos vegetarianos gostam de tê-lo sempre à mesa. Na Índia, por exemplo, onde existem muitas pessoas adeptas do vegetarianismo, o quiabo é muito consumido. Além da proteína, o vegetal é rico em aminoácidos, entre eles, o importante triptofano.

11 – Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue: Com isso o quiabo torna-se um alimento muito recomendado para quem tem problemas com taxas altas de açúcar, assim como diabéticos, em especial.

12 – Favorece uma boa circulação sanguínea: O quiabo atua na estrutura dos capilares sanguíneos, melhorando a circulação de sangue no organismo.

13 – Combate doenças respiratórias: Existem remédios caseiros feitos a partir das folhas e flores do quiabo para o tratamento de bronquite e pneumonia. Sua "baba" também é um excelente remédio para o tratamento de gripe e resfriado.

14 – Combate à anemia: O vegetal é uma boa fonte de ferro, que auxilia na produção de glóbulos vermelhos e, por consequência, na prevenção e combate à anemia.

15 – Combate a obesidade: Por ser rico em fibras, o quiabo reduz a compulsão alimentar, promove a desintoxição do organismo e, assim, diminui o acúmulo de gordura corporal. Quem deseja emagrecer e tirar gorduras localizadas, deve comer quiabo com frequência para contribuir com o processo através de uma alimentação saudável e funcional.

16 – Anti-inflamatório poderoso: Suas propriedades anti-inflamatórias são comprovadas e são muito ativas no tratamento de úlceras. O quiabo consegue fornecer uma camada protetora temporária ao trato digestivo, impulsionando a cicatrizacão de úlceras pépticas.

17 – Enriquecedor dos ossos: Esse vegetal de aspecto tão modesto consegue ser um grande aliado no combate à osteoporose, restaurando e fortalecendo os ossos. Por conter folatos, cálcio, magnésio e vitamina K, o quiabo é um verdadeiro parceiro dos ossos.

18 – Ajuda a manter a visão saudável: Por conter betacaroteno e antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, o quiabo ajuda na prevenção de doenças da visão como catarata e glaucoma.

Fonte: Saúde Medicina
Imagem extra: Saúde Medicina