A goiaba é uma das frutas mais consumidas do Brasil. Fácil de ser encontrada e comprada em praticamente todas as épocas do ano, ela pode ser consumida tanto verdinha quando madura e possui um delicioso sabor. Utilizada no preparo de sorvetes, doces diversos (goiabada, goiabada cascão, goiabada de colher), geleias e tortas, a fruta também é uma fonte de nutrientes indispensáveis a saúde, além de agradar o paladar ela protege o organismo contra doenças e é eficaz no tratamento de muitos males.

A fruta contém cerca de 54 calorias por 100 gramas e ainda porção adequada de proteínas, carboidratos, fibras, Vitamina A, Vitamina C, licopeno e outros antioxidantes importantes. Além disso, a fruta não tem gorduras nem sódio. Indicada para ser consumida em todas as idades, a goiaba é um fruto de pequeno porte, portanto pode ser levada para o trabalho, uma viagem, ou qualquer ocasião e substituir alimentos hipercalóricos no lanche da tarde. Uma troca justa e de importância determinante para a sua saúde. Se você deseja estabelecer um padrão saudável para a sua vida, comece pela alimentação, e não deixe de adicionar esta deliciosa fruta no seu dia a dia. Conheça alguns dos principais benefícios da goiaba para a saúde.

Mantém a pele jovem e bonita – A goiaba é a fruta certa para deixar sua pele linda graças às suas propriedades. Por meio de substâncias como a Vitamina A, Vitamina C, caroteno e uma gama de antioxidantes, ocorre o ataque aos radicais livres do organismo, e assim é estabelecida a prevenção contra as rugas, espinhas e o envelhecimento precoce.

Como a goiaba garante a renovação das células, comer a fruta com regularidade favorece a elasticidade, brilho e beleza da sua pele por muito tempo.

Bom para o coração e o controle da hipertensão – A goiaba contém potássio, um nutriente muito saudável para o coração e os vasos sanguíneos (ajuda a impedir o acumulo de gordura nos vasos), além de evitar o colesterol ruim (LDL). Quem come goiaba com frequência poderá controlar a pressão alta e assim evitar problemas fatais como o Acidente Vascular Cerebral e o infarto.

Impede o envelhecimento precoce – Não são poucos os fatores no cotidiano que favorecem a um processo de envelhecimento repentino. Exposição aos raios solares, poluição, estresse diário, alimentação ruim (abuso de alimentos condimentados e ricos em sódio e açúcar), sedentarismo, etc. Se não houver cuidado, os radicais livres do organismo atacam as células e provocam uma série de danos. A goiaba é um excelente alimento para a preservação física, pois contém antioxidantes que retardam esses sinais de envelhecimento. Comer goiaba com frequência mantém sua pele bonita e o corpo jovem. O efeito é completo.

Eficácia contra inflamações – A folha de goiabeira não deve ser descartada, afinal o chá tem serventias para a saúde, uma delas é a eficiência anti-inflamatória. O líquido poderá ser utilizado para o tratamento de inflamações na boca e em outras partes do corpo.

Promove bom funcionamento intestinal – Riquíssima em fibras, a ingestão da goiaba favorece a boa digestão, pois a fruta garante o transporte adequado e regular dos alimentos – e seus principais nutrientes – pelo organismo, permitindo evacuação adequada e a prevenção contra quadros de prisão de ventre.

Benefícios do chá da folha da goiabeira

Como foi explicado, a folha da goiabeira não deve ser ignorada, afinal o chá é fundamental para uma gama de cuidados com a saúde. Eis algumas das utilidades:

Minimiza efeitos do período menstrual
Eficaz no tratamento da dor de dente
Reduz a frequência cardíaca
Tratamento eficaz contra dores nos tornozelos

Para preparar o chá é muito simples: Coloque a água para ferver em uma panelinha. Em seguida coloque duas xícaras de chá de folha de goiabeira na água e feche a panelinha por cerca de 15 minutos.

Coe o chá e beba entre 3 e 4 vezes por dia.

Fonte: Saúde Medicina
Imagem extra: SMercafruty