Entenda um pouco sobre a Biotina

A Biotina, identificada como vitamina B7, é um componente que proporciona incríveis benefícios para a saúde. Principalmente se for utilizada pensando na manutenção da beleza da pele, unhas e cabelos. E quem foi que disse que manter o aspecto visual belo também não é garantir boa saúde? Vale conhecer um pouco mais sobre esse maravilhoso elemento do complexo B.

Para muitas pessoas a garantia da beleza visual é obtida em grande parte por procedimentos estéticos complexos e cremes caros. É óbvio que essas soluções são importantes, mas o começo do cuidado começa de dentro para fora, ou seja, por intermédio de boa alimentação e a ingestão de nutrientes, ou suplementos naturais com ricas propriedades. A Biotina é o aliado certo nesse processo.

Valiosa para a garantia da saúde das células, a Biotina é encontrada em alguns alimentos, como morango, melancia, couve flor, gema do ovo, peixes, etc, mas também pode ser comprada na farmácia em cápsulas. Completa, ainda fornece outros benefícios além da garantia da beleza. Conheça os principais efeitos da Vitamina B7 no organismo.

Bom para unha, pele e cabelo – Eis a principal associação que é feita com o uso da Biotina. De fato o componente é extremamente útil. Por efetivar-se na síntese proteica, a biotina realça a beleza e uniformidade da sua pele, assim como a qualidade das unhas e a saúde e força dos seus cabelos.

A biotina estimula a produção de queratina, elemento ideal para a garantia do crescimento saudável e bonito de unhas e cabelos, além de agir diretamente na formação dos tecidos cutâneos. Os níveis adequados de biotina no organismo deixam sua pele hidratada e impedem uma série de problemas de saúde.

Previne a diabetes tipo 2 – Pelo fato de regularizar os níveis de açúcar no sangue, a biotina controla a insulina no organismo o que é fundamental para a prevenção da diabetes.

Auxilia o corpo a absorver os nutrientes dos alimentos – Vitaminas do complexo B são eficientes no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, o que é imprescindível para que o corpo retenha o que há de mais importante na alimentação diária.

Para ganhar massa muscular – Por ser efetiva na reparação dos tecidos, a biotina também é indicada para quem pratica musculação ou outras atividades de força. O ganho de músculo, no trabalho de hipertrofia em academias, ocorre após pequeno dano no tecido, que logo é reconstruído. A vitamina permite mais eficácia nessa reconstrução e também fornece mais energia durante o treino.

Melhora a digestão – Pela presença de enzinas especiais, a biotina controla o metabolismo e permite a quebra de nutrientes, fator que facilita a digestão e a melhor absorção das propriedades nutricionais que são fundamentais para o organismo.

Quando é necessário comprar o suplemento da biotina?

Como foi informado, a biotina está presente em diversos dos alimentos que ingerimos diariamente, e a ausência da vitamina não é algo comum. Desse modo não é necessário comprar o suplemento vendido em cápsulas ou em pó.

Há casos de deficiência de biotina por fatores hereditários que são constatados após pesquisas médicas, portanto a suplementação poderá ser indicada. De toda forma, antes ir à farmácia e comprar o item, consulte um profissional, para que por intermédio de consulta ou exames, ele prescreva a melhor alternativa para a obtenção e aproveitamento da Vitamina B7.

Ainda que não haja nenhuma constatação evidente sobre riscos da superdosagem da biotina, o ideal é consumir a quantidade que o seu organismo precisa.

Quando ocorre deficiência de biotina?

Embora sejam raras ocasiões de deficiência da biotina, o problema pode ser evidente em pessoas que abusam de álcool, antibióticos, em idosos e, e mulheres grávidas e na fase da amamentação.

A melhor receita para controlar os níveis dessa importantíssima vitamina é garantir estilo de vida saudável.

Fonte: Saúde Medicina
Imagem extra: Dietetica Online