Nutrientes, vitaminas e dicas

A cebola é um alimento caracterizado pelo sabor intenso. Muitos gostam, outros detestam por causa principalmente do mau hálito que o alimento causa, mas a cebola apresenta uma gama de benefícios à saúde e quando usada corretamente poderá oferecer um gostinho a mais na salada ou no tempero de outros alimentos.

Consumida por praticamente todas as famílias brasileiras, a cebola é aquele toque picante na salada e também pode ser utilizada em molhos especiais ou como um dos ingredientes de vários cozidos. Com muitas propriedades nutricionais, ela possui cerca de 45 calorias por cada 100 gramas, ou seja, é um alimento muito útil para quem está em dieta de perda de peso.

A cebola é boa para o coração e contempla vários benefícios estéticos. O alimento possui vitamina C, Vitaminas do complexo B e uma série de minerais como: ferro, cálcio, zinco e fósforo. É óbvio que com a riqueza nutricional, a cebola será um dos elementos da cozinha que deverá fazer parte da sua vida. Por mais que você torça o nariz, dê chance a esta incrível maravilha nutricional, pesquise receitas diferentes, afinal a criatividade abre portas e muda percepções. Verifique alguns efeitos importantes desse incrível alimento para a sua saúde.

Possui ação anti-inflamatória – A cebola concentra antioxidantes que são importantes para evitar diversos tipos de inflamações, pois eles não deixam que ocorra a oxidação dos ácidos graxos.

Boa para o coração – Uma das principais formas de cuidado com a saúde cardíaca se dá com a adoção de bons hábitos alimentares. As frutas, legumes e verduras estão entre os principais grupos de alimentos que protegem o órgão de eventuais problemas e a cebola destaca-se, pois suas substâncias previnem a coagulação do sangue. Além disso, o enxofre do alimento colabora com a redução das triglicérides e do colesterol ruim( LDL).

Para adequar-se a um estilo de vida sadio, tenha sempre na sua geladeira algumas cebolas e use o alimento de maneira regular. Eis uma forma inteligente, dentre outras, para garantir o bom funcionamento do coração e dificultar a ocorrência de AVC ou ataque cardíaco.

Eficaz para a saúde óssea – O cobre da cebola é um nutriente que auxilia no aumento da densidade óssea, o que é útil para pessoas com perda dessa característica, que na maioria das vezes são mulheres que passaram da fase da menopausa e idosos em geral. O consumo regular de cebola favorece o auxílio na prevenção de osteoporose e muitos outros problemas ósseos que provocam vários transtornos com o avançar da idade.

Auxilia no bom funcionamento do sistema urinário – A cebola é um alimento com propriedades diuréticas, portanto ela evita a retenção de líquidos e é útil para a eliminação de líquidos indesejáveis.

Garante o bom funcionamento do sistema nervoso – Em razão da presença do magnésio, o consumo da cebola aprimora o funcionamento do sistema nervoso.

Tratamento contra a anemia – Com Vitamina C, Ferro e outros nutrientes importantes, a cebola oferece importante tratamento contra quadros de anemia. Eis um alimento que assim como o feijão, beterraba e a cenoura – para citar alguns – não pode faltar na alimentação de crianças.

Mais benefícios

A cenoura também contribui com a prevenção de alguns tipos de câncer em razão da participação ativa dos antioxidantes contra os radicais livres; esses agentes nocivos que comprometem as células.

O alimento também é útil para a saúde digestiva e capaz de abrir o apetite. Suas propriedades nutritivas ainda são eficazes para o tratamento de problemas respiratórios.

Eficiente por várias razões, a cebola é um alimento que deve fazer parte da sua rotina. Se por acaso você não gostar, procura incluí-la em receitas onde o sabor fique mais ameno. Que tal uma sopinha com grande variedade de ingredientes?

Fonte: Saúde Medicina
Imagem extra: Dicas de Musculação