Vitaminas, propriedades e nutrientes

O brócolis é um vegetal de destacada importância nutricional. Capaz de proporcionar uma série de benefícios à saúde, ele também pode enriquecer saladas e uma série de deliciosas receitas. Sabia que o brócolis é bom para quem quer ganhar músculos? Eis apenas um dos incríveis efeitos desse maravilhoso alimento que deve ser valorizado e você precisa conhecer mais.

Desde os tempos romanos o brócolis é cultivado e no finalzinho do século 19 ele é trazido ao Brasil e incorporado ao nosso dia a dia junto a outras riquezas nacionais da nossa fartura alimentícia. O vegetal é consumido cozido ou mesmo cru, e é disponibilizado o ano inteiro. Se você quer ter uma vida saudável, o primeiro objetivo é pensar em uma alimentação adequada e o brócolis deve ser um dos principais alimentos dessa lista, afinal suas propriedades nutricionais são boas para a saúde das células, prevenção da artrite, e contra uma série de doenças.

O vegetal conta com grande quantidade de Vitamina C, Cálcio, Ferro, Magnésio, Zinco, fibras, proteínas e betacaroteno. Com pouquíssimas calorias, ele ainda é um forte aliado para quem deseja perder peso. Verifique quais são os principais benefícios do brócolis para a sua saúde. Você terá muitos motivos para colocá-lo no carrinho de compras ou na sua cestinha da feira.

Eficaz contra inflamações – Os nutrientes do brócolis são eficientes na prevenção e tratamento de processos inflamatórios como a artrite. O sulforafano é um ingrediente especial capaz de proteger as cartilagens das articulações.

Bom para o controle da pressão alta – Indivíduos hipertensos têm mais predisposição a sofrer problemas cardíacos sérios, afinal a doença crônica – e em muitos casos silenciosa – é um dos principais fatores de risco. O hábito de comer é excelente para evitar esse aumento súbito da pressão, afinal o cálcio e o magnésio são nutrientes capaz de garantir a regulação.

Construção muscular – Muitas pessoas acreditam que vegetais em geral não são importantes para o ganho de músculos. É bom quebrar esse mito. O brócolis contém muitas fibras o que é importante no processo, e por intermédio da Vitamina C, a recuperação pós treino é estabelecida de forma eficaz.

O cálcio presente no vegetal também favorece a contração muscular, o que é super importante para a prevenção de câimbras durante a atividade de hipertrofia.

Reforça o sistema imunológico – Comer brócolis com frequência mantém o sistema de defesas do corpo mais protegido contra doenças causadas por bactérias e vírus. O zinco é o nutriente responsável por essa proteção, então se você consome o vegetal terá menos chances de contrair gripes, resfriados e uma série de doenças.

Bom para o cérebro – O consumo regular do brócolis é bom para o funcionamento do cérebro. Graças ao ácido fólico, estudos indicam que o vegetal ajuda na prevenção do Mal de Alzheimer e problemas relacionados à memória.

Garante a saúde dos ossos – Pela presença do cálcio e da Vitamina K, o brócolis é um excelente reforço contra problemas nos ossos como o osteoporose. O uso correto do vegetal na alimentação serve para evitar fraturas que ocorrem com a fragilidade óssea, principalmente em pessoas da terceira idade.

Mais benefícios

O brócolis também é útil para a saúde dos olhos, para melhorar o funcionamento do aparelho digestivo e seus nutrientes reforçam a beleza da sua pele e do cabelo.

Indicado para auxiliar no tratamento e na prevenção de diferentes tipos de câncer, o brócolis também é eficaz nos processos de desintoxicações do organismo por causa da presença de fitonutrientes especiais.

Que tal aliar todas essas qualidades em um prato delicioso? Use a sua criatividade e prepare incríveis receitas com o brócolis, o vegetal poderá ser uma deliciosa alternativa para o cuidado com a saúde.

Fonte: Saúde Medicina
Imagem extra: Meio Ambiente