Ao contrário do que sugere, a celulite facial não tem nada em comum com a celulite comum, que é geralmente encontrada na região da barriga e membros inferiores. Trata-se de um tipo de infecção facial, que pode variar desde simples e localizada, a infecções graves nos espaços da face que podem causar risco de vida. Embora suas causas variem, porém as infecções de origem dentária são as mais comuns. Picadas de inseto e acne também podem levar ao desenvolvimento do problema. Pessoas diabéticas descompensadas, imunossuprimidos e os alcoólatras fazem parte dos grupos de risco.

O cirurgião bucomaxilar, Dr. Bruno Chagas, do Centro de Deformidades da Face, explica o caso mais comum "A celulite facial por infecção dentária, é uma patologia decorrente dos tecidos dentais e periodontais, e que requer tratamento imediato.


Pessoas que notarem alguma ‘espinha’ não devem espremer ou coçar. Passar por avaliação odontológica periódica também é um método de prevenção", comenta o cirurgião.

De acordo com o cirurgião, o tratamento para a celulite facial é realizado com antibióticos, terapia ministrada de forma enérgica, associada à fisioterapia com calor – intra ou extrabucal – eliminação do foco infeccioso original, incisões e drenagem intra, ou eventualmente, extraoral. Mas é primordial que seja procurado tratamento o quanto antes "Mesmo quando devidamente tratada e curada, a celulite pode deixar cicatriz extraoral – proveniente de fístula", conclui Dr. Bruno.


Fonte:quemve.com.br

Fonte da imagem:quemve.com.br