Estudos científicos recentes revelam que a Vitamina D faz muito mais pelo organismo do que se imaginava. Fortalece os ossos, ajuda a emagrecer, fortalece o sistema de defesa do organismo, auxilia na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes e a hipertensão, afasta o risco de tumores, e está associada a uma vida mais longa para falar somente de alguns de seus efeitos positivos.

A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos. Também pode agravar o diabetes tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.

A depressão, a esquizofrenia e os cânceres de próstata, de mama ovário e de cólon são frequentes em pessoas com deficiência de vitamina D. Portanto, níveis normais de vitamina D previnem estas doenças.

A depressão sazonal de inverno, muito comum nos países de clima temperado, é causada por um desequilíbrio da melatonina, devido à menor de exposição ao sol.

A vitamina D é utilizada no tratamento da psoríase, doença inflamatória crônica da pele.
Deficiência crônica de vitamina D é muitas vezes diagnosticada erradamente como fibromialgia, porque seus sintomas são muito semelhantes: fraqueza muscular e dores.

Por essa razão, a Vitamina D se tornou uma das vitaminas mais indicadas por médicos de todo o planeta. Especialmente famosa por ser essencial para o tratamento da osteoporose e indicada para o fortalecimento dos ossos, pois promove a absorção de cálcio na dieta, nutriente necessário para o crescimento normal dos ossos.

Para a correta absorção de cálcio e correta síntese da Vitamina D por parte do organismo, mesmo que se consiga uma dieta equilibrada, é necessária a exposição à luz do sol pelo menos de 2 a 3 vezes por semana por 15 minutos diários sem protetor solar. Como uma forma eficiente de suprir as necessidades de vitamina D, o uso de suplementação alimentar é necessário.


Fonte:quemve.com.br
Fonte da Imagem:dicassobresaude.com