O peeling químico é um tipo de tratamento estético que é feito com a aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas e promover o crescimento de uma camada regenerada. Além da "troca" de pele, dependendo do nível, o peeling pode estimular a derme para a produção de um novo colágeno.

Geralmente, dependendo do tipo de peeling químico, a técnica pode ser utilizada na pele do rosto, mãos e pescoço para remover manchas, marcas de acne e cicatrizes, amenizar flacidez, tratar o envelhecimento da pele ou o dano causado pelo sol.


Os principais tipos de peeling químico incluem:
• Peeling químico superficial: remove a camada mais externa da pele, sendo ótimo para clarear manchas e retirar marcas de acne ou rugas superficiais;
• Peeling químico médio: são utilizados ácidos que removem a camada externa e média da pele, sendo utilizado para tratar acne e rugas mais profundas;
• Peeling químico profundo: remove as camadas de pele até ao nível interno, sendo recomendado para casos de pele danificada pelo sol e outras cicatrizes.

Benefícios

Os principais benefícios do peeling químico incluem:

• Redução das cicatrizes de acne;
• Renovação das camadas de pele;
• Atenuação de cicatrizes;
• Redução das manchas de idade ou sol;
• Atenuação de rugas e linhas de expressão.

Filtros e bloqueadores solares devem ser usados para diminuir as chances do reaparecimento das lesões.
O peeling químico pode ser superficial, médio ou profundo, dependendo do estado da pele. Quanto mais profundo for, mais cautelosa deve ser sua realização, bem como, seus cuidados no pós-peeling. É este fator que determinará os resultados e os riscos do tratamento.

Os resultados do peeling químico dependem do tipo de peeling e das características da pele, sendo que peles claras apresentam efeitos mais satisfatórios. Podem ser vistos a partir da segunda sessão de tratamento, e nesse período é aconselhável o uso de um creme hidratante, com filtro solar, pois a pele fica mais sensível.



Fontes: TuaSaúde
SBCD

Fonte da imagem: DermaVisus