Ao que tudo indica, a Coreia invadiu o Mundo. Atualmente é a maior produtora e distribuidora de biotecnologia e matéria prima para a indústria cosmética, sendo o destaque os Growth Factor (Fatores de Crescimento). Mas a inovação que está conquistando os 4 continentes são os Fios de Biosustentação Absorvíveis, uma terapia cutânea com suturas cirúrgicas biodegradáveis para tratamento facial e corporal.

O procedimento não tem a necessidade de anestesia geral ou incisão e, sim, ponto anestésico com o mínimo ou praticamente nenhum edema e hematomas. Dependendo do tamanho e espessura do fio utilizado, permite que o cliente retorne a vida social imediatamente.

Os fios de sutura de Polydioxanona (PDO) são multifilamentos estéreis sintéticos absorvíveis, com resistência, tração superior e excelente flexibilidade. Após a inserção dos fios, há degradação do filamento de forma lenta e progressiva por hidrólise mínima de 180 dias, sendo que eles são completamente absorvidos. Permitindo a ausência de desconforto e efeitos indesejáveis, o tratamento e acompanhamento desta terapia é realizado com intervalos de 3, 6 e 12 meses para avaliação dos resultados, correções e tratamento de novas áreas. Melhores resultados são obtidos a partir da inserção sistemática de vários fios.

Três princípios são os fundamentos da terapia com os Fios:


O corpo humano é organizado em um sistema mecanicamente estabilizado, caracterizado pelo perfeito equilíbrio das forças de tensão e compressão, a Tensegridade (Tensão + integridade), termo criado pelo cientista Richard Buckminster Fuller, que definiu como o uso da tração e compressão de forma combinada, proporcionando resistência. O organismo usa da arquitetura da Tensegridade para estabilizar sua forma e integrar a estrutura e função das células, tecidos e órgãos. Da mesma forma os sistemas de Fios de Bioestimulação devem estar ligados dinamicamente de modo que as forças tencionais se traduzem imediatamente em todas as áreas. Uma alteração será refletida no todo já que as forças serão transferidas e distribuídas a toda estrutura.

Biotensegridade é a aplicação de princípios da Tensegridade às estruturas biológicas. É o ponto de equilíbrio entre a tensão elástica de um tecido e a integridade plástica de sua estrutura, respeitando o limite biológico de tracionamento entre a organização hierárquica a partir do equilíbrio entre as forças externas gravitacionais e forças internas com a distribuição das cargas, fortalecendo-se e equilibrando-se mutualmente, assegurando sua integridade Global.

Mecanotransdução: trocas bioquímicas intracelulares são originadas a partir de forças aplicadas por um sistema mecânico molecular, ou seja, os estímulos da introdução dos Fios produzem trocas bioquímicas celulares, convocado células fibroblásticas para a região onde estas células converterão os estímulos mecânicos causados pelos Fios em um resposta bioquímica, sendo os fibroblastos células especializadas na produção de Growth Factors, Colágeno e Elastina. O resultado esperado com esse tratamento são:

– Maior distribuição, reorganização e formação de Colágeno, no sentido da tração do fio. Estas novas camadas geradas em torno dos fios ajudarão a apoiar a derme, atuando como fibra flexível para produzir efeito reafirmante de longa duração entre 18 meses a 24 meses;

– Aumento dos Vasos Capilares;

– Aumento nutrição tecidual;

– Ativação da atividade de fibroblastos e, consequentemente, Growth Factors;

– Reposicionamento, tracionamento, efeito similar ao Lifiting cirúrgico.

Referências:


Kapandji – Le Sistème Conjoctif, Grand Unificateur de L’Organisme. Ana Chir Plastesthet(2012). Dong Bang Medical Group Miracu Thread Power
I-medical Stranded Lift Line.


Fonte: Revista Negócio Estética
Fonte da imagem: Google