O ácido hialurônico é um composto muito especial que confere hidratação e tonicidade para a pele. Quando injetado, tem uma característica bioquímica fundamental: higroscopia, que é a capacidade de "atrair" moléculas de água do meio externo, hidratando intensamente e atuando como um reservatório dérmico de hidratação, a ponto de suavizar linhas de expressão de maneira acentuada.

A estimativa é que perdemos 1% na capacidade de produção do ácido hialurônico por ano, causando a flacidez da pele, desidratação e a formação de linhas finas e rugas. A nível molecular, o ácido hialurônico é uma cadeia de açúcares, glicosaminoglicanos, que são colocados em um arranjo especial, o que confere ao ácido hialurônico propriedades de intensa hidratação e volume.

Dependendo da preparação e do laboratório, a concentração de ácido hialurônico, bem como o grau de reticulação podem variar.

Se você deseja criar volume, as moléculas de ácido hialurônico devem ser "aglutinadas" entre eles. Adicionando BSDE (de butanodiol diglycidyl éter), o resultado é um gel mais compacto de ácido hialurônico reticulado. Esse é o processo do cross-linking. Cada marca tem seu próprio método de cross-linking com suas vantagens e desvantagens.

Esquematicamente, um ácido hialurônico altamente reticulado nos permitirá restaurar os volumes através da coesão, plasticidade e elasticidade. Esses 3 conceitos determinam as características físicas do ácido hialurônico reticulado, eles são extremamente importantes para o sucesso do tratamento:

> A coesão é a tendência a menor "dispersão" após a injeção. Por conseguinte, terá maior capacidade de permanecer no lugar, preenchendo as rugas direcionadas de forma sustentável.

> A plasticidade é a característica de modelação após a injeção, a fim de dar a forma que você deseja.

> Elasticidade, é um componente muito importante no ácido hialurônico. Corresponde à capacidade de retornar ao estado original após ter sido modelado através de massagem pós-injeção.

Outra técnica que se utiliza dos benefícios do ácido hialurônico é o método Skinbooster. Nesse caso, a hidratação acontece de dentro para fora, através da injeção de produtos especiais entre eles, o ácido hialurônico. Desenvolvido para a hidratação da pele, é diferente dos preenchedores que aumentam e repõem volumes. Os skinboosters não aumentam o volume e nem preenchem sulcos, mas devolvem o brilho, a maciez e a hidratação da pele, além de suavizar linhas finas e de áreas especiais, como pescoço e pálpebras.

Mas este é um tema para o próximo artigo…

Tenha em mente que a estética clinica avançada deve trazer melhorias e naturalidade à harmonia facial, resgatando os traços e as características perdidas com o tempo, dentro de um plano de tratamento personalizado, sempre adequado à morfologia e idade, com um plano de tratamento personalizado.

Fonte:

medecine-esthetique segredos-de-acido-hialuronico
Técnicas de Injeção em Cosmiatria – Ed. Dilivros
Envelhecimento Cutâneo. Guanabara Koogan

Fonte: Revista Negócio Estética
Fonte da Imagem: Google