Uma mancha desconhecida. Uma ruga que chegou sem ser convidada. Um sinal que não estava ali. Aos primeiros indícios de que o tempo está passando, o público feminino começa a buscar alternativas para o rejuvenescimento da pele . Para garantir um visual bonito, os cuidados devem começar desde cedo.

A médica Joana D'arc Diniz, especializada em Medicina Estética e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME), conta que os tratamentos devem ser iniciados quando "a pessoa notar sinais de envelhecimento mais intenso na pele, seja após exposição solar excessiva, aparecimento de manchas por alterações hormonais ou flacidez". Veja o que você pode fazer.

Rejuvenescimento da pele: o que fazer?

A médica explica que a pele age como um escudo, protegendo as estruturas internas das agressões externas. "Cuidar e tratar dela é fundamental, devendo fazer parte do ritual diário da maioria das pessoas". Conheça alguns hábitos indispensáveis.

1. Alimentação - Para deixar a pele mais bonita e saudável, é preciso apostar em um dos maiores aliados nesse processo: o consumo de alimentos como frutas cítricas, linhaça, peixes e oleoginosas contribui no combate aos radicais livres , que provocam o envelhecimento celular. O cardápio ainda estimula a produção de colágeno, que dá sustentação e firmeza à pele. "Existem nutrientes essenciais que estão diretamente vinculados à estética e que conseguem promover o viço da pele. Vitaminas A, C e D, manganês, zinco, silício e cobre são alguns deles", completa.

2. Hidratação Uma pele hidratada também fica mais bonita. É importante beber água regularmente. Segundo a médica, isso ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Além disso, outros líquidos , como chá e suco, também são importantes.

3. Fotoproteção A proteção solar é uma das mais importantes maneiras de prevenir. Ela deve ser feita diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. Quanto mais clara a cútis, mais suscetível aos raios solares. Atualmente, é comum encontrar maquiagem com fotoprotetores , bem como outros cosméticos similares. "É eficaz e fundamental à proteção da luz visível com a base de maquiagem. Com essa agregação, será feita a proteção da radiação ultravioleta e da luz visível ao mesmo tempo", explica Dra. Joana.

4. Sono tranquilo Uma noite de sono é quase que um tônico facial, favorecendo a desintoxicação do organismo e a nutrição da pele. Além disso, mantém a aparência mais saudável.

5. Limpeza e atenção aos cosméticos Os poros obstruídos por sujeira e fumaça facilitam a entrada de bactérias. Para a higienização da pele, são indicados demaquilantes e sabonetes apropriados, sempre à noite. Além disso, a hidratação deve ser realizada com produtos específicos. A área dos olhos não deve ser esquecida. Use produtos anti-idade, que hidratam e previnem a formação de rugas. "A maquiagem deve ser de qualidade e hipoalergênica. Lembre-se de nunca usar maquiagem vencida ", alerta a médica.

Tratamentos específicos

Segundo Dra. Joana, é possível alcançar o rejuvenescimento da pele com alguns tratamentos estéticos, principalmente peelings e lasers , que promovem renovação celular. "Os lasers podem ser os fraccionados ou ablativos como CO2", indica.

Fonte do texto: Beleza.Terra

Imagem: Vivo Mais Saudável