O que é laser CO2

Todo o laser é uma concentração de fontes de radiação eletromagnética ou luz. No caso do laser CO2, ele é um ablativo, ou seja, que provoca uma queimadura na pele, que ao cicatrizar, estimula a produção de colágeno e também uma retração da pele, causando esticamento e melhora das rugas finas. Porém, como seu alvo é a água, não há tanto risco que ele atinja a derme, se concentrando na epiderme (camada mais superficial da pele). Resumindo, ele remove camadas inteiras da pele, em uma profundida programada por quem o está operando.

Porém, como sua recuperação é muito lenta, afinal uma área grande de pele é lesionada, e a chance de causar manchas é muito maior, criaram a tecnologia do laser CO2 fracionado, em que o raio único é dividido em diversos microrraios, atingindo a pele mais profundamente e em regiões menores.

Outros nomes

Resurfacing à laser, peeling de CO2

Indicações do laser CO2

Por abranger uma área maior e com menos profundidade, o laser CO2 é indicado para casos de envelhecimento mais severo da pele, quando sua versão fracionada gera resultados aquém da expectativa do paciente. Também é usado para tratar imperfeições da pele, como cicatrizes de acne, rugas, flacidez cutânea, estrias, e também para um resurfacing, ou seja, um esticamento da pele, principalmente no pescoço, pálpebras e em torno da boca.

Essa tecnologia também tem usos terapêuticos, como em ceratoses actínicas (lesões pré-malignas) e ceratoses seborreicas (pintas benignas), além de verrugas virais e manchas. Ele também pode ser usado para melhorar o aspecto de cicatrizes cirúrgicas, inclusive queloideanas, estrias atróficas e outras lesões de pele.

Como o laser CO2 é usado

O tratamento é sempre feito em consultório. Na maioria das vezes usam-se cremes anestésicos na região que será tratado trinta minutos antes, para que façam efeito até o momento da aplicação do laser. Em alguns casos também pode ser usado em sedativo suave, e ai o paciente precisa ir com um acompanhante.

Os olhos do paciente são protegidos e a sessão começa. Trata-se a pele de forma completa, não deixando nenhuma área sem tratar. Junto com a aplicação, é utilizado um zimmer, aparelho que sopra um ar gelado, capaz de minimizar a dor e a inflamação na hora da aplicação.

Sessões

Quando se trata de manchas ou poros dilatados, são necessárias cerca de duas sessões. Para tratar estrias, cicatrizes, rugas e flacidez são necessárias de três a seis em média. O intervalo entre elas é de um ou dois meses. A melhoria adquirida em cada sessão é duradoura. As sessões seguintes melhoram os resultados.

No geral, a melhoria obtida é duradoura, mas como o envelhecimento é um processo constante, no geral é necessária reavaliação com o médico anualmente, para verificar a necessidade de reaplicação desse laser.

Cada sessão dura de 20 a 30 minutos, e se for contato o tempo de aplicação dos cremes anestésicos, leva-se uma hora no total.

Cuidados antes do laser CO2

Algumas vezes é necessário fazer um tratamento preventivo para herpes e bactérias sete dias antes da aplicação do laser. Antes da sessão, a pele precisa estar complete limpa e desengordurada. Também é importante que a pele não esteja bronzeada. Já o uso de ácidos e cremes é permitido até 2 dias antes do procedimento.

Cuidados após o uso do laser CO2

Logo após a sessão há uma sensação de calor na pele, portanto o paciente deve ser deixado em uma sala bem resfriada, ou usar máscaras frescas, compressas de soro gelado ou água termal. O ideal é que o paciente só deixe o consultório após o alívio da sensação de dor e desconforto, mas caso ela prossiga, pode ser necessário o uso de analgésico oral. No dia seguinte pode haver uma piora no inchaço da pele e algumas microlesões, que devem ser cuidadas com a boa higiene da pele e uso de emolientes e cicatrizantes, até a recuperação completa da pele. A proteção solar também é fundamental, com produtos com fator de proteção solar acima de 30, além de roupas e chapéus, para evitar manchas posteriores.

Algumas vezes, o LED (luz emitida por diodo) pode ser usada também com efeito anti-inflamatório. O edema (inchaço) pode durar até 15 dias, enquanto o eritema (avermelhado) pode durar até 45 dias.

Contraindicações

O laser CO2 é contraindicado em pacientes com pele negra ou tendência a cicatrizes queloides, pessoas com vitiligo, lúpus e outras doenças fotossensíveis, herpes em atividade ou outras infecções na pele. Além disso, ele não deve ser feito em pessoas que usam medicamentos fotosensibilizantes, anticoagulantes orais e a isotretinoína para tratamento da acne. Pacientes com problema de cicatrização hipercrômica (cicatrizes escuras) ou hipocrômicas (cicatrizes claras) também devem ser avaliados.

Grávida pode fazer?

O procedimento não é indicado para grávidas, já que não há estudos que comprovem a segurança para elas.

Possíveis complicações do uso do laser CO2

Como a pele fica sensível com esse tipo de tratamento, há o risco de infecções. Além disso, o processo pode muitas vezes gerar cicatriz, queloides ou mesmo manchas - como a pele do brasileiro é uma mistura do europeu com o africano e o índio, mesmo quando ela é branca, tem uma grande capacidade de pigmentação, o que torna esse último problema mais comum. Além disso, outra complicação possível é vermelhão (eritema) persistente na pele.

Antes e depois do laser CO2

Após entre 10 e 15 dias já é possível notar que a pele fica com mais viço, reduzindo os poros e melhorando a textura. Com o tempo, em um prazo de até seis meses, percebe-se melhora nas rugas e manchas da pele, tanto que ele é considerado um dos tratamentos de maior impacto no rejuvenescimento da pele.

Alie o laser CO2 com...

Alimentação rica em proteínas As proteínas de alto valor biológico ajudam a estimular a formação de colágeno na pele.

Proteção solar diária Usar protetor com FPS acima de 30 ajuda a minimizar os efeitos da radiação solar na pele, que pode causar envelhecimento e manchas, além de câncer de pele!

Parar de fumar O cigarro entope os micro vasinhos da pele, o que diminui o aporte de oxigênio e nutrientes e a consequente diminuição da vida das células que produzem as fibras colágenas.

Botox A toxina butolínica aliada ao CO2 causa um efeito lifting na pele, aumentando muito o rejuvenescimento, principalmente na área dos olhos.

Preenchimento com ácido hialurônico Ambos os tratamentos auxiliam na suavização de rugas mais profundas da pele.

Luz intensa pulsada Auxília o laser CO2 na redução de manchas na pele com mais eficiência.

LED Após o tratamento com o laser CO2, ele ajuda na diminuição da vermelhidão da pele e de outros problemas.

Ácido retinóico Cremes com esse ácido na composição ajudam a preparar a pele para o procedimento e podem potencializar resultados depois. Mas devem ser usado com indicação, já que também causam certa agressão na pele!


Em Goiânia, você encontra os melhores tratamentos com o Laser CO2 na Clínica ANIS.

Contatos:
62 98169-3333 (whatsapp)
62 3622-3280
falecom@clinicaanis.com.br

E para profissionais estetas que buscam qualidade e excelência, a LIRIU's aesthetics oferece equipamentos como o Laser CO2.

Contatos:
62 98611-0761
62 3293-0731

Fonte: Minha Vida
Imagem: Lumiere