O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, fibras e gorduras boas. Dessa sementinha extraímos seu óleo, que é super nutritivo e útil. Este óleo é rico em antioxidantes e gorduras poliinsaturadas, além de possuir vitamin E, vitamina K, fitoesteróisômega 3 e 6, magnésio, cobre, calico, ferro, zinco, proteínas e vitamina B6.

Benefícios do Óleo de Gergelim
Ação anti-inflamatória natural

Para a medicina chinesa, atua como anti-inflamatório, antibactericida e ainda auxilia no combate à hipertensão arterial (pressão alta). Ao reduzir o nível de açúcar no sangue, ajuda também a controlar o diabetes.

Estimula a queima de gordura

Contém compostos antioxidantes que aumentam a atividade das células do fígado responsáveis pela quebra dos ácidos graxos. Isso significa que as gorduras poli-insaturadas encontradas no gergelim podem favorecer à queima de gordura.

Bom para a saúde da pele

Mantém certos nutrientes que contribuem tanto para a saúde interna quanto externa da pele. O zinco, por exemplo, é um mineral encontrado em grandes quantidades na semente de gergelim e que atua na síntese de colágeno e na manutenção da jovialidade do tecido. Os antioxidantes do óleo de gergelim também auxiliam na manutenção da elasticidade da pele. O óleo também hidrata profundamente a pele e previne o envelhecimento precoce, reduzindo assim o surgimento de rugas e marcas de expressão.

Melhora a saúde bucal

Os bochechos com o óleo de gergelim ajudam a manter a saúde bucal e fortalecer o sistema imunológico. Há ainda estudos que sugerem que os bochechos com o óleo poderiam reduzir o desgaste natural do esmalte dentário e fazer um clareamento progressivo dos dentes. Além disso, funciona como tratamento do mau hálito, redução do tártaro, prevenção de infecções bacterianas e fortalecimento das gengivas.

Fortalece os ossos

Em pesquisas recentes, o óleo de gergelim foi capaz de promover o crescimento de osteoblastos (células responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea), essa propriedade se deve possivelmente à presença de cálcio e zinco na semente de gergelim. Enquanto o zinco participa da síntese de colágeno, o cálcio é o responsável pela mineralização óssea atuando na prevenção da osteoporose.

Reduz pressão arterial

O óleo de gergelim é hipotensivo, isto é, reduz a pressão do sangue sobre os vasos sanguíneos.

Combate o estresse e a depressão

Níveis reduzidos do neurotransmissor serotonina podem ser uma das causas da depressão e das variações de humor. O óleo de gergelim contém tirosina, um aminoácido que participa da síntese de serotonina no cérebro e no intestino. O sesamol encontrado na semente de gergelim tem ação antidepressiva e pode reduzir inflamações associadas ao estresse.

Controla a glicemia

Ótimo para quem está acima do peso como para aqueles que estão com taxas elevadas de açúcar no sangue.

Previne o câncer e o estresse oxidativo

As sementes de gergelim contêm uma lignina lipossolúvel com propriedades fitoestrogênicas, conhecida como sesamina. Há indicação científica de que esta substância inibe a proliferação de alguns tipos de câncer. As propriedades antioxidantes do óleo de gergelim reduzem os danos ao DNA celular causados pela radiação e outros agressores – um dos fatores relacionados ao desenvolvimento descontrolado das células, característico dos tumores. Esse óleo também é muito eficiente no combate aos radicais livres.

Como consumir o óleo de gergelim?

Para quem gosta de cozinhar, o óleo de gergelim é um aliado para dar um gostinho exótico nos pratos. Só cuidado para não exagerar na dose, pois ele tem o sabor forte. Nada de usar a mesma quantidade que você usaria de um óleo mais neutro: para começar, coloque só um pouquinho e vá experimentando para a quantidade ideal para você.
Pode usar para refogar a cebola ou alho no começo de uma receita, para dar uma douradinha nos legumes, para dar um gostinho especial na massa e até para sobremesas como crepes e panquecas doce. Para colocar na salada verde fica também muito especial. Se não quiser usar na culinária, basta tomar uma colher de sobremesa por dia.


Fonte do conteúdo e da imagem: Belezaesaude