A alopecia nas sobrancelhas e nos cílios é algo habitual. Todos já passamos por épocas em que, de súbito, quando nos olhamos no espelho notamos pequenos espaços nessas regiões.

Mas, o que fazer se suas sobrancelhas são ralas? A alopecia nessa região e nos cílios tem diversas origens que explicaremos a seguir, mas, quase sempre é algo temporário e que com um tratamento adequado é possível recuperar o pelo.

Quais são as causas?
O estresse

Em ocasiões passamos por épocas nas quais nos sentimos mais estressados do que o habitual. Nosso metabolismo muda, o cortisol altera muitas de nossas funções e é muito comum que soframos uma incômoda perda de cabelo e a alopecia nas sobrancelhas e nos cílios.

Eczema ou dermatite atípica

Trata-se de uma doença que, na maioria das vezes, termina por ser crônica, aparecem muitas manchas, coceira e incômodos. Se for muito frequente pode até afetar às pálpebras e derivar na perda de cílios e sobrancelhas.

Cuidado com a depilação

Em certas ocasiões, quando arrancamos esse pelo da raiz, demora mais do que o habitual para que cresça, podendo passar até duas semanas para que volte a povoar a área. Assim, o melhor é controlar a região que vamos depilar para não cometermos excessos.
É preciso saber que o pelo cresce um número "infinito" de vezes e que logo fica inativo, assim, no caso de submetermos às sobrancelhas a hiperdepilações muito severas, acabaremos perdendo-as.

Alguns medicamentos

Determinados medicamentos para a artrite, por exemplo, podem causar a perda de sobrancelhas e cílios.

Mudanças metabólicas

À medida que os anos passam, nosso metabolismo se torna mais lento e, portanto, é normal que soframos pequenos desequilíbrios que conduzem à perda de pelos. Os folículos diminuem sua força e o cabelo cresce um pouco mais devagar. No caso dos cílios, por exemplo, a queda é maior do que o próprio crescimento.

Como tratar?
Tratamento para as sobrancelhas

Aumente o consumo de ácido fólico, de minerais como o enxofre e das vitaminas A, B3 e E. Você encontrará tais componentes nos seguintes alimentos:
Levedura de cerveja, Ovos, Carne de peru, Cenouras, Brócolis, Cebolas,Pêssegos e Pimentões.

Óleo de alecrim e óleo de rícino: os dois podem ser utilizados e ambos são fáceis de encontrar, tanto em lojas de produtos naturais como em perfumarias especializadas. Trata-se simplesmente de umedecer um algodão e fazer uma massagem na região das sobrancelhas pela manhã e à noite. Faça todos os dias e assim conseguirá estimular o crescimento das sobrancelhas.

Tratamento para os cílios

Massagem com azeite de oliva: pode ser feito antes de dormir. Basta umedecer um algodão com um pouco de azeite de oliva e deixar que fique bem empapado no próprio folículo dos cílios. Muito fácil!

Um pouco de vaselina: quando chegar em casa, a primeira coisa que deve fazer é retirar adequadamente todo o resto de rímel e maquiagem da região dos olhos e cílios. Depois, umedeça os cílios com um pouco de vaselina, fazendo uma leve massagem. Dessa forma estimulará o bolbo capilar, permitindo que os cílios cresçam mais fortes.

Óleo de rícino: o óleo de rícino é maravilhoso para tratar a alopecia nos cílios e nas sobrancelhas, pois estimula seu crescimento, assim, os resultados são sempre satisfatórios. Para usá-lo basta seguir um ritual bem simples: todas as noites umedeça um algodão com algumas gotas de óleo de rícino e aplique, com suaves toques, na região dos cílios. Em algumas semanas irá obter bons resultados. É um remédio espetacular!


Fonte do conteúdo e imagem :MelhorComSaude