A celulite, ou Lipodistrofia Ginóide (termo técnico), é uma alteração no tecido sob a pele gerada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Essa gordura, depositada em determinadas regiões do nosso corpo, acaba provocando retenção de líquido, má circulação e inchaço, e para aliviar a pressão gerada pelo peso da mesma sobre os vasos sanguíneos e glândulas linfáticas, nosso organismo produz fibras de colágeno que ocasionam desníveis e nódulos que têm a aparência dos tais furinhos indesejados na pele, ou o que é comumente conhecido como "casca de laranja".

A celulite é classificada em 3 níveis, sendo eles leve, moderado e grave. Esse nível de classificação é determinado através da avaliação das principais características clínicas da celulite, sendo elas:

  • - Número e profundidade das depressões
  • - Aspecto das áreas elevadas da celulite
  • - Presença de lesões elevadas
  • - Presença de flacidez


Vários são os fatores que influenciam na aparição das celulites, mas o excesso de peso é um fator determinante nisso. É preciso observar, contudo, que mesmo mulheres que têm um peso considerado normal, ou até mesmo abaixo desse peso, podem sofrer com a celulite, porque a porção de gordura e de musculatura que compõem o peso final de cada uma variam de forma individual. Portanto, ter celulite não significa que você está necessariamente acima do seu peso ideal.

Outros fatores como o tabagismo, o estresse, a má alimentação, a poluição do ambiente em que se vive, o sedentarismo, possuir um metabolismo mais lento, alterações hormonais e até a espessura e cor de sua pele também estão relacionados ao surgimento da celulite.

Os homens também não estão livres da celulite, mas a razão pela qual as mulheres sofrem mais com esse mal que tanto causa incômodo (8 em cada 10 mulheres têm algum grau de celulite), é porque é mais comum entre elas o acúmulo de gordura nas coxas, quadris e nádegas, que são áreas com grande incidência da mesma. Além disso, a estrutura das fibras do tecido conjuntivo feminino, que é diferente da do masculino, também propicia o aparecimento da celulite.

A celulite, na verdade, não é uma condição médica grave, ainda que cause uma grande insatisfação estética na maioria das pessoas. Contudo, o surgimento de celulite de modo exagerado pode ser um indicador de uma qualidade de vida ruim, por isso, caso aconteça, é indicado rever seus hábitos e consultar especialistas para evitar consequências mais severas.

Ainda não existe uma solução definitiva contra a celulite, mas já existem vários tratamentos bastante eficazes, e entre eles podemos citar a drenagem linfática, a massagem modeladora, os cremes anticelulite, tratamento com radiofrequência, ultrassom com lipolíticos, criolipólise, entre muitos outros.


Em Goiânia, a Clínica Anis realiza vários desses procedimentos com profissionais qualificados para oferecem os melhores tratamentos adequados a você. (Instagram: Clínica Anis, Facebook: Clínica Anis)

E para os profissionais habilitados em saúde estética, a LIRIU's aesthetics oferece vários produtos para o tratamento no combate à celulite. (Facebook: LIRIU's aesthetics)


Fontes de conteúdo: Minha Vida, Saúde na comida

Fonte de imagem: Google