A água é o componente mais presente do corpo. Cerca de 60 a 70% da composição corpórea é água. Porém, mesmo com toda essa quantidade, o organismo humano não possui reservas, fazendo com que a reposição seja de forma oral.
Quando essa reposição não acontece de forma correta, com cerca de no mínimo 2 litros de água por dia, uma sequência de problemas pode acontecer.

Hidratação: um grande cuidado com a pele

A hidratação é um dos cuidados primordiais que se deve ter. Se a pele não está hidratada, não adianta procurar tratamentos estéticos para cuidar de outros problemas, já que sem hidratação o resultado não é satisfatório.

Quando a pele está hidratada é notável a aparência saudável. Uma pele ressecada perde suas propriedades estéticas tornando-se áspera, sem elasticidade e com alta tendência a descamação.

O que pode causar o ressecamento da pele?

O ressecamento da pele pode acontecer por diversos fatores e é importante conhecer cada um deles para agir na causa e evitar problemas futuros. Os fatores podem incluir:

• Fatores climáticos: vento, ar seco e até o frio intenso favorecem a evaporação da água através da pele
• Exposição constante ao ar condicionado
• Uso de sabonetes ásperos
• Banhos com água muito quente
• Exposição frequente ao sol, que além do ressecamento da pele também influencia no aparecimento das rugas e da flacidez

Além desses fatores externos, problemas de saúde como: dermatite, psoríase e fatores hormonais podem aumentar o ressecamento da pele.

Sintomas comuns

Identificar a pele seca não é uma tarefa difícil já que os sintomas são fáceis de notar:
• Sensação de pele endurecida (principalmente após o banho)
• Coceira
• Pele descascando ou com rachaduras que podem ser leves, moderadas ou severas
• Vermelhidão em algumas áreas
• Sensação de não conseguir esticar a pele

Como evitar o ressecamento?

É possível prevenir a pele ressecada ao evitar os fatores citados acima. Além disso, não se deve fazer uso de substâncias que irritam a pele, principalmente se alguma alergia já tiver sido detectada. 

Lembre-se: o hidratante corporal é um forte aliado contra o ressecamento da pele. Mas ele deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele e com as suas atividades diárias, para garantir a hidratação necessária durante o dia.[/p
Tratamentos
[p]Alguns ingredientes têm propriedades hidratantes que podem ajudar a restaurar os níveis de água na pele. De forma geral, os problemas de pele ressecada podem ser resolvidos com cremes hidratantes que contenham ácido láctico e/ou uréia. 

Agora se o problema de ressecamento da pele for sério, ou estiver ligado com algum problema de saúde, como dermatite por exemplo, é importante consultar o dermatologista para que ele indique um tratamento adequado.


Fonte: goldenskin.com.br
Fonte da Imagem: marianakalil.com.br