A pele com sardas pode ser considerada, por muitos, charme e beleza. Mas, além disso, a pele com sardas é um grande sinal de que é uma pele sensível e que necessita de cuidados redobrados.
Desta forma, é importante saber como cuidar, o que fazer para proteger e para evitar possíveis problemas na pele.


O que são as sardas?

As sardas (ou efélides) são manchinhas que são causadas por um aumento de melanina em alguma área específica do rosto ou corpo. São comuns em áreas como: colo, rosto, mãos e até nos joelhos. Em algumas pessoas, com tendência genética, elas podem ser presentes em grande parte do corpo. Não são comuns no momento do nascimento, mas podem surgir depois de 3 anos (em média) no caso da predisposição genética.

São benignas ou não?

Apesar de serem manchas, as sardas são benignas e não oferecem nenhum risco de problema para a saúde, nem para a pele. O que pode acontecer sem o cuidado correto, é o aumento da quantidade de sardas, o que é incômodo para algumas pessoas.

Quais são os fatores que influenciam o surgimento das sardas?

O principal fator é a predisposição genética de cada pessoa. O que está relacionado tanto com a cor da pele e olhos, quanto com a questão familiar. Pessoas com a pele clara (e pessoas ruivas) têm mais predisposição ao surgimento de sardas, porém, elas surgem também em pessoas com a pele escura. Além disso, um outro fator importante e que favorece o surgimento das sardas é a exposição excessiva ao sol sem ou com pouco protetor solar. Vale lembrar que o sol, além das sardas, pode ocasionar manchas e envelhecimento precoce da pele.
Assim como todos os tipos de pele, a pele com sardas também necessita de um olhar especial, já que o fato de existir as sardas já torna a pele mais sensível.

Como prevenir o aumento das sardas?

Você pode seguir dicas simples, como por exemplo:
• Use filtro solar adequado para a sua pele. É importante procurar um dermatologista e descobrir qual o fator é o certo para a sua pele e como/quando utilizar;
• Apesar do uso do protetor solar, evite a exposição frequente aos raios solares. Se você já possui sardas, as chances de aumentar são inúmeras;
• Faça uma boa hidratação diária. Quando a pele está bem hidratada, automaticamente fortalece e renova as células do rosto. Sendo assim, a pele fica mais forte e sofre menos com os agentes naturais (como é o caso do sol);
• Após o banho, quando a pele ainda estiver úmida, passe cremes específicos para cada área do corpo (onde você tem mais sardas).

Dê atenção certa para a sua pele. Não confunda a pele com sardas com manchas de pele. Ao surgimento de qualquer mancha desconhecida, procure o dermatologista para descobrir do que se trata.


Fonte: goldenskin.com.br
Fonte da Imagem: beleza.umcomo.com.br