Limpeza de pele, sua importância, periodicidade e como fazê-la de forma adequada!
A limpeza de pele é um dos tratamentos estéticos mais procurados em clínicas e salões. Mas, ela também pode ser feita em casa, ajudando a deixar a sua pele livre de cravos e espinhas e com muito mais saúde.
O ideal é que a prática esteja dentro da sua rotina de cuidados, pois assim ela irá ajudar a manter a pele do seu rosto livre de micro-organismos, além de ajudar na esfoliação e retirada de peles mortas.
A limpeza de pele é indicada para todos os tipos de pele, desde as oleosas, até as secas, porém cada uma exige alguns cuidados diferenciados para que o resultado alcançado seja mais satisfatório.

Por que fazer a limpeza de pele?

Diariamente nós estamos expondo a nossa pele a inúmeras agressões que podem acabar se transformando em problemas estéticos, como os cravos e as acnes.
A exposição excessiva a água e a produtos de limpeza agressivos, por exemplo, pode acabar ressecando a pele e debilitando a sua função primordial, de proteger contra a invasão de micro-organismos.
A limpeza de pele se utiliza de produtos específicos e também da ação manual para retirar o acúmulo dessas impurezas que passam a ficar acumuladas na pele, como poluição, poeira, bactérias e células mortas da própria pele.
Como resultado, você poderá notar a sua pele mais fina, homogênea, hidratada, macia e com brilho. Porém, para conseguir manter esses resultados é importante ter uma rotina de cuidados com a pele, evitando lavar o rosto com água muito quente, usando produtos específicos para o seu tipo de pele e esfoliando em média a cada 15 dias.

Veja alguns dos principais benefícios da limpeza de pele:

• Remoção de cravos abertos (aqueles que se assemelham a pontos pretos) e fechados (pontos brancos);
• Remoção de milios (são os cravos mais resistentes e cobertos por uma camada fina de pele);
• Remoção de pontos sebáceos;
• Desintoxicação da pele;
• Remoção das células mortas;
• Redução da oleosidade e, diminuição da tendência a acnes.

Com qual frequência devo realizar a limpeza de pele?

Esse tempo irá depender muito do seu tipo de pele e também dos cuidados diários que você possui. Em geral, o procedimento pode ser feito a cada 30 ou 40 dias.
Mas, naquelas pessoas que possuem muitos cravos e pele bastante oleosa, esse período pode ser menor – cerca de 15 dias – no inicio do tratamento e, depois, pode ser feito um intervalo maior, de 40 dias, para manutenção dos resultados.

Quem não pode fazer limpeza de pele?

Para as pessoas que possuem pele muito sensível ou que costumam ficar vermelhas com muita facilidade, a limpeza de pele pode não ser recomendada.
Outro ponto para se atentar é em casos de pele com muita descamação – já que isso costuma indicar alergias e irritações, que podem piorar dependendo dos produtos usados.

Existe diferença entre a limpeza de pele profissional e caseira?

Sim. A limpeza de pele profissional possui uma ação antisséptica e anti-inflamatória, atuando na prevenção de comedões e acnes, além de ter efeito cicatrizante, melhorar a nutrição da pele e deixá-la mais aveludada, macia e tonificada.
A principal diferença está nos cuidados e nas técnicas usadas na limpeza profissional. Muitas pessoas que fazem a limpeza caseira pensam, logo, em espremer os cravos e espinhas sem nenhum cuidado. Essa prática é totalmente desaconselhável já que pode piorar o quadro, além de causar manchas e cicatrizes que podem ser difíceis de remover.
Na verdade, antes de realizar a limpeza de pele, o profissional irá analisar o seu caso, estudando o seu tipo de pele e os principais problemas a serem combatidos, definindo, dessa forma, quais serão os produtos e as técnicas empregadas. Isso porque, nem todas as limpezas de pele são iguais.

Como é o passo a passo de uma limpeza de pele profissional?

A primeira medida do profissional será examinar o seu tipo de pele e os problemas que você apresenta.
Em seguida é realizada a assepsia, com a higienização correta de toda a região, com loções desengordurantes, buscando remover maquiagens, cosméticos e impurezas provenientes da oleosidade e da poluição.
Depois é feita a esfoliação da pele com uso de produtos específicos e com efeito abrasivo que ajudam a promover um afinamento da camada mais superficial da pele, o que facilita na hora de extrair os cravos e também as acnes não inflamadas.


Fonte: www.transformesuacasa.com.br
Fonte da Imagem: www.transformesuacasa.com.br