Os Fatores de Crescimento não são necessariamente uma novidade no mercado de beleza, principalmente no segmento de medicina estética, em que já são amplamente utilizados pela área médica, em produtos manipulados. Mas no âmbito de cosméticos industrializados, pode-se dizer que eles fazem parte de numa nova geração de produtos, que promovem resultados comprovados por estudos científicos e que, portanto, vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais de saúde estética e seus clientes.

Tem função específica na pele e participam em várias etapas e processos do ciclo celular. São considerados moléculas proteicas produzidas pelo organismo que se ligam a outros componentes celulares e assim exercerem sua finalidade, sendo fundamentais para proteção, manutenção da integridade da pele e regulação de tecidos normais. Sem os Fatores de Crescimento, não ocorreriam os processos de cicatrização, por isso são indicações frequentes na recuperação de tecidos lesionados, bem como em pré e pós-operatório, evitando inclusive intercorrências muito comuns nos pós-procedimentos.

Quando presentes em cosméticos de uso tópico, atuam na recuperação/regeneração celular, melhora da cicatrização, tratamentos de rejuvenescimento (rugas e linhas de expressão), tratamento capilar (alopécia), clareamento, além de colaborar para a uniformidade da textura do tecido, tendo contribuição significativa ao proporcionar saúde para o tecido e beleza estética para a pele.
São ideais na preparação da pele para procedimentos que causam sensibilização e algum tipo de lesão na pele, como em medicina estética, no pré e pós-operatório, microagulhamento, pós-aplicação de laser, pós-peeling, CO2, carboxiterapia, galvanopuntura e em qualquer pós-procedimento considerado agressivo, com lesão ao tecido, como algumas aplicações no tratamento de estrias e sequelas de acne.


Os benefícios considerados nesses vários casos vão desde melhoria do edema, hematomas, auxílio na cicatrização, estímulo da produção de colágeno e elastina, melhora da circulação sanguínea e indução da formação de novos vasos capilares sanguíneos da pele. Esse conjunto de ações favorece o restabelecimento do indivíduo de forma mais rápida e segura.

A preferência é que estejam sob a forma nanoencapsulada, o que permite melhor permeação na pele. Quando em sinergia com outros ativos cosméticos e associados a terapias combinadas, obtém-se uma potencialização dos resultados.
Uma dessas possibilidades, já disponíveis em produtos cosméticos industrializados, é a combinação da biotecnologia dos Fatores de Crescimento com a proteção das células-tronco, terapia ortomolecular e aminoácidos, promovendo uma verdadeira e potente sinergia de ativos.

Para o uso da terapia correta é fundamental que o profissional de saúde estética aplique o questionário do prontuário estético, para que assim possa conhecer o histórico e particularidades de cada cliente.



Fonte: Buona Vita
Fonte da imagem: Buona Vita