O termo fototerapia foi usado pela primeira vez por Fritz Cremer (1958) no tratamento da icterícia com raios UV. Atualmente, o termo compreende todos os tipo de emissão luminosa para tratamento de afecções da pele e tecidos moles. Pode ser feita por meio de inúmeros dispositivos como lasers, lâmpadas, leds entre outros…

O mecanismo de ação da fototerapia necessita da absorção da luz por uma molécula fotoreceptora, denominada cromóforo. Os cromóforos são geralmente organelas celulares presentes na derme e epiderme; como a melanina, citocromo, profirinas, hemoglobina...; que ao absorver a luz tem seu metabolismo estimulado, induzindo assim reações químicas, dando origem a uma cascata de respostas celulares.

• A palavra Iaser é uma sigla oriunda da língua inglesa: L ight, A mplification, S timulation, E mission, R adiation. Em português: "Amplificação de luz por emissão estimulada da irradiação".
• A sigla LED vem do inglês "Luz emitida por diodo". Os LED’s são diodos que, quando submetidos à corrente elétrica emitem fótons (luz).

A diferença entre os LED’s e o laser de baixa potência está na formação da luz. O diodo laser está contido dentro de uma cavidade óptica, e proporciona feixes de luz coerentes e colimados (pontual). Já nos LED’s não existe esta cavidade óptica, desprovendo a luz de coerência e colimação, mas produz uma banda de espectro eletromagnético próxima do laser. Ou seja, Laser e led tem resultados semelhantes!
Ambos atendem as maiores diversidades na área da estética: acne (todos os graus), alopecia, gordura localizada, drenagem, estria, celulite, pré/pós operatório, anti-glicação, olheiras, micropigmentação, hidratação, clareamento, rejuvenescimento…

Com estudos científicos há mais de 50 anos, já sem comprovou que o Laser é um dos únicos recursos que estimula mitose de fibroblastos, estes estimulam angiogenese (formação de novos vasos sanguíneos), com o aumenta da circulação temos estimulação de células tronco, e a consequência disso tudo é uma pele mais firme com mais tonicidade.


Fonte: portaldaesteticista.com
Fonte da Imagem: marciaarieta.com.br