Rinomodelação é um procedimento não cirúrgico, no qual utiliza-se produtos de preenchimento, como por exemplo, o ácido hialurônico, um dos mais usados recentemente. É uma substancia encontrada dentro do nosso organismo, ajudando na diminuição de rugas e no rejuvenescimento da pele.

Segundo a Biomédica Esteta, Amanda Piccirilli, a rinomodelação tem como principal objetivo corrigir o nariz que apresenta desvio de septo, correção da bolsa nasal e ponta caída. "Uma das recomendações para quem faz a aplicação do ácido hialurônico é a ingestão de água após o procedimento, para manter o resultado obtido por mais tempo. Esse preenchimento tem durabilidade de 8 meses há 1 ano e meio por ser um procedimento não cirúrgico", diz.

O procedimento é feito por meio do botão anestésico como pertuito para a passagem da cânula, é um tubo utilizado como intervenções cirúrgicas com diversas finalidades. A cânula não possui pontinhas igual a agulha, isso faz com que o paciente não tenha alguns roxinhos ou que estoure algum vaso. É por meio da cânula que deposita o ácido hialurônico e modela o nariz.

Para a profissional, antes de realizar o procedimento é feito uma anamnese no qual decide junto ao cliente o plano de tratamento, sendo uma avaliação do paciente como um todo. "Primeiro faz uma avaliação do cliente, vê se faz uso de algum medicamento, se tem alguma doença, ou resfriamento recentemente, pois pode interferir na aplicação do ácido hialurônico. Antes do procedimento é feito uma assepsia no rosto do cliente", afirma.

De acordo com Amanda, após o procedimento é indicado não pressionar a região ao dormir, não se expor ao sol, usando sempre protetor solar e não aplicar nada que seja ácido. É aplicado também uma fita micropore para dar sustentação a região. Podendo usar maquiagem normalmente e praticar atividades físicas do dia a dia. Neste procedimento pode ocorrer alguns riscos e complicações, como uma reação alérgica, hematomas e infecção.



Raquel Lima

Fonte de imagem: amareodontologia.com.br