A pele mista apresenta desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas. A pele possui uma espessura fina, cor rosada e apresenta rugas finas e precoces com tendência à descamação. Em certas regiões (secas), faz-se necessário um cuidado maior com a hidratação. Por ser o tipo mais comum de pele, as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para esse tipo de pele, ou seja, produtos de dupla ação: hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa.

Características da Pele Mista

Nem oleosa e nem seca, a pele mais comum entre as brasileiras é de fato a pele mista. Sua característica principal é de ser uma pele brilhante, com poros dilatados e excesso de oleosidade, principalmente na zona T (região da testa, nariz e queixo), e normal ou ressecada e opaca nas demais áreas da face.

Limpeza

Esse tipo de pele deve ser higienizado duas vezes por dia, com gel, espuma em mousse ou leite de limpeza. Para controlar a oleosidade, recomenda-se aplicar tônico ou adstringente na zona T. O ideal é que o adstringente seja sem álcool, para não causar ardência.

Hidratação

O uso de hidratantes estimula a renovação celular, protegendo a pele do envelhecimento precoce. Aplique o hidratante próprio para pele mista duas vezes ao dia. Espalhe com movimentos circulares e delicados até que ele seja completamente absorvido. O ideal é aplicar produtos específicos para a pele mista ou oil-free. Na ausência de ambos, é necessário aplicar um para a pele oleosa na região T e outro para pele seca no restante.

Proteção

A causa número um do aparecimento de rugas é a exposição solar. A radiação solar destrói as fibras de colágeno, responsáveis por dar sustentação e firmeza à pele, além de provocar manchas, sardas e até câncer de pele. Por isso, o protetor solar é indispensável, mesmo quando não há exposição direta ao sol. No mínimo fator 15 para usar em casa ou no escritório. Se houver qualquer exposição solar o fator deve ser pelo menos 30. É indicado usar produtos que sejam livres de óleo ou possuam toque seco ou matte.

Esfoliação

Deve ser realizada apenas uma vez por semana, e somente na região da testa, nariz e queixo. Se a pessoa aplicar nas regiões mais secas, a pele ficará mais sensível e ressecada, pode até machucar.

Máscaras Faciais

Máscaras compostas por argila ajudam a clarear a pele e suavizam até mesmo manchas de acne, além de absorver a oleosidade do rosto. Para preparar a máscara, misture argila natural e água filtrada e aplique na pele por 20 minutos. O processo deve ser repetido a cada 15 dias.

Como cuidar da pele mista?

Quem tem pele mista, deve dar preferência aos produtos específicos para pele mista ou que não contenham óleo em sua composição. Para encontrar o equilíbrio adequado para si, precisa primeiro de determinar o grau de oleosidade e secura da sua pele nas diferentes partes do rosto. Na maior parte dos casos, as maçãs do rosto são secas e a zona-T é mais oleosa. Se a intensidade de ambas as zonas é moderada, uma limpeza facial diária adequada para o seu tipo de pele pode ser o suficiente para equilibrar a pele. No entanto, se as partes secas são mais intensas, irá necessitar de um hidratante. Se a Zona-T é especialmente oleosa, pode ser necessário adicionar um adstringente.


Fonte de texto: belezaesaude.com