A pele oleosa, em especial o rosto, costuma ser bem comum em dias quentes. A zona T da face geralmente se encontram oleosa devido ao calor. O uso obrigatório de máscaras no dia a dia em razão da pandemia do novo coronavírus também tem facilitado o aumento da oleosidade nas zonas em que a máscara cobre como nariz, boca e bochechas.


Nesse sentido, é importante controlar o excesso de oleosidade da pele. Confira quais são os 5 passos recomendados:

1. Limpar a oleosidade da pele


A limpeza da pele oleosa deve ser feita, no mínimo, 2 vezes por dia, de manhã e à noite, usando produtos de limpeza próprios para pele oleosa. Estes produtos de preferência, devem conter um ácido, tal como o ácido salicílico, que ajuda a desobstruir os poros e a eliminar o excesso de oleosidade e impurezas da pele.

O recomendado é que a pele seja lavada com água fria ou morna, nunca quente, e depois deve-se aplicar o gel ou sabonete de limpeza na pele.

2. Loção tônica para a pele oleosa


É importante tonificar a pele oleosa com uma loção tônica que seja própria para esse tipo de pele, com produtos adstringentes e sem álcool, para ajudar a fechar os poros, reduzir a inflamação e eliminar todos os vestígios de células mortas ou de maquiagem que podem levar à obstrução dos poros.

3. hidratação


A pele oleosa não deve ser hidratada mais que uma vez ao dia e é muito importante usar produtos hidratantes que não contenham óleo na sua composição e que não causem a obstrução dos poros da pele.


Uma boa opção é usar cremes hidratantes para pele oleosa que já possuem filtros anti-UVA e UVB, pois estes além de hidratarem a pele, ajudam a protegê-la contra os raios solares e a retardar o envelhecimento.


4. Esfoliação


A pele oleosa deve ser esfoliada 1 vez por semana para remover as células mortas da pele, a oleosidade e também desobstruir os poros, tornando a pele macia.

O melhor ingrediente esfoliante para a pele oleosa é o ácido salicílico, pois ele esfolia não só a superfície da pele, mas também o interior do revestimento dos poros, permitindo que a oleosidade da pele flua facilmente para a superfície e não fique acumulada, obstruindo os poros. Outro benefício do ácido salicílico é que tem propriedades anti-inflamatórias, por isso reduz a irritação, o que ajuda a acalmar a produção de oleosidade.

5. Como maquiar a pele oleosa


Antes de aplicar a maquiagem na pele oleosa, é importante que a pele esteja bem limpa e tonificada. Além disso, é fundamental usar uma base sem óleo e um pó facial a seguir, para retirar o excesso de brilho. Porém, não se deve usar muita maquiagem porque a pele pode ficar ainda mais oleosa.


Se mesmo ao seguir todas estas dicas notar que a pele continua muito oleosa, é recomendado consultar o profissional da saúde adequado para indicar o tratamento mais eficaz.

Se você atua na área da estética e deseja aprimorar seu conhecimento comece sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" na Monte Pascoal. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Tua Saúde

Imagem: Freepik