Diversas pessoas que passam pela situação de quarentena devido a pandemia do coronavírus reclamam de noites mal dormidas por causa das mudanças nas rotinas diárias que em muitos casos se somam a rotina de home office aos cuidados com a casa. A insônia traz como resultado, além do cansaço, o aumento das olheiras na face.


Em relação as olheiras a dermatologista especialista em cosmiatria, Luciana Garbelini, explica o seguinte: "Basicamente, as olheiras são manchas escuras localizadas nas pálpebras que aparecem em decorrência de vasinhos que se tornam visíveis abaixo da camada fina de pele. Para se ter uma ideia, a pele do restante do corpo pode vir a ter cerca de 2 milímetros de espessura, enquanto a pele da região dos olhos tem em média 0,5 milímetro. Por isso, essa área está mais favorável ao aparecimento de colorações escuras".


Tipos de olheiras


Olheiras profundas: normalmente, aparecem com mais frequência em pessoas com o globo ocular naturalmente mais profundo, por questões genéticas, ou por perderem o preenchimento natural devido ao envelhecimento ou perda intensa de peso.
Olheiras vasculares: nesse caso, podem apresentar tons azulados, arroxeados ou avermelhadas e aparecem por causa da má circulação do sangue depois de noites mal dormidas.

Olheiras pigmentares: geralmente aparecem com mais frequência em pessoas com excesso de melanina ao redor dos olhos e são percebidas pelos tons amarronzados.


Olheiras mistas: considerado o tipo mais comum entre as possíveis olheiras, que significa olheiras que possuem mais de uma causa e que, muitas vezes, estão associadas ao seu desenvolvimento, como genética, bolsas de gordura ou flacidez, acúmulos de vasos, entre outros.

Como tratar e amenizar as olheiras?


Máscaras hidratantes: "Máscaras para tratar a região dos olhos são ótimas apostas para amenizar o aspecto escuro das olheiras. Opte para as que oferecem ativos como extrato de aloe vera, pepino e ácido hialurônico", sugere a especialista. A dermatologista ainda explica porque se deve priorizar tais ingredientes, "quando combinados, esses componentes se tornam grandes aliados no combate às olheiras por hidratarem a região e aumentarem a oxigenação, evitando a hiperpigmentação e que a área fique mais escura."

Compressas de água: servem para suavizar as olheiras. "A baixa temperatura das compressas provoca a vasoconsticção, que nada mais é do que a diminuição dos vasinhos pela redução de circulação do sangue na área sensível", explica Garbelini. Entretanto, a dermatologista faz um alerta, "é importante não deixar a compressa muito gelada, já que, por ter a pele mais fina, a região pode queimar com mais facilidade."

Dermocosméticos clareadores: "Algumas versões de dermocosméticos orgânicos possuem extrato de Erva Tostão e são as mais indicadas por conta da ação uniformizante e clareadora que agem em hiperpigmentações, atenuando o aspecto escurecido das pálpebras, além de promover a uniformização do tom da pele", explica a Luciana Garbelini.

Se você atua na área da estética e deseja ampliar seu conhecimento e fazer a diferença no mercado de trabalho comece sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" na Monte Pascoal. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se destaque na área da beleza.



Fonte: R7

Imagem: Freepik