Pode ser que seja raro alguém que não tenha nenhuma cicatriz durante a vida. Os sinais de cicatriz antigas são as mais difíceis de remover, porém, elas podem ficar mais imperceptíveis, planas e com boa movimentação. As cicatrizes com mais de 3 meses já estão em estado normal, não coçam, não doem, mas pode estar com um tom mais escuro, com relevo ou coladas ao músculo. Por isso, conheça quais são os tratamentos indicados.


Massagem terapêutica


No caso de massagem terapêutica o primeiro procedimento feito é a aplicação de um pouco de amêndoas ou creme hidratante daqueles que dão uma consistência e ficam mais espessos, pois, são mais difíceis de serem aplicados porque a pele não absorve muito.


Depois, é preciso pressionar a cicatriz e com a ponta dos dedos realizar movimentos circulares, para cima e para baixo e de um lado para o outro ao longo de toda cicatriz. Essa massagem irá soltar a cicatriz e quanto mais colada ela estiver na pele, mais tempo você precisa investir nessa massagem.

Uso do vácuo para soltar a cicatriz


Em lojas de material estético ou pela internet há ‘copinhos’ de silicone que promovem um pequeno vácuo, sugando a pele, liberando toda aderência.

Antes de usar o vácuo com a finalidade de remover a cicatriz é necessário aplicar óleo ou creme hidratante na região, pressionar o ‘copinho’ e colocar em cima da cicatriz e depois soltá-lo. O vácuo irá levantar a cicatriz e para que se tenha o efeito desejado, é recomendado que o procedimento seja feito em toda a extensão da cicatriz por 3 a 5 minutos.

Além do produto estético vácuo existe um aparelho estético de vacuoterapia que utiliza este mesmo método para promover uma melhor drenagem linfática e eliminar celulite e que também pode ser usado para descolar a cicatriz. Pode-se encontrar esse tipo de tratamento em clínicas de estética.

Creme clareador


Em muitos casos as cicatrizes antigas adquirem manchas devido a exposição solar sem o uso do filtro solar e ficam mais escuras. Para eliminar essas manchas é necessário usar diariamente creme com ação clareadora que pode ser comprado em farmácias, drogarias ou pela internet. Porém, é preciso que o creme seja aplicado somente na cicatriz para uniformizar a tonalidade da pele.


Creme com corticoide para diminuir o volume


O profissional especializado em procedimentos estéticos pode indicar o uso de um creme corticoide para que a cicatriz não fique tão alta e estranha, mas o creme também é indicado para quem possui cicatriz muito alta. Nesse último caso elas se encaixam em dois tipos de cicatrizes, as que são por causa do queloide ou as que são por hipertrófica. Apesar de serem causadas por situações diferentes, o tratamento é semelhante e pode ser feito com corticoides sendo que para o queloide podem ser usados em forma de injeção diretamente na cicatriz e na cicatriz hipertrófica basta aplicar o creme diariamente.


Tratamento estético


As clínicas estéticas possuem diversos procedimentos para tratar melhor a aparência da cicatriz, deixando-a menor, com boa mobilidade e mais fina. Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia. O esteticista deverá avaliar pessoalmente e indicar o melhor tratamento para cada caso.

Quando é preciso recorrer à cirurgia


Chamada cirurgia de subcisão, é indicada quando os procedimentos estéticos para eliminar ou clarear a cicatriz não obtiveram o efeito desejado. Sendo assim, pode ser indicado a realização de cirurgia plástica que tem como objetivo remover a cicatriz ou tratar irregularidades na textura ou tamanho, deixando a pele mais uniforme.

No procedimento o cirurgião corta a pele logo acima ou abaixo da cicatriz, remove as aderências que estão por baixo dela e, através de técnicas mais modernas, cria uma nova cicatriz muito mais discreta que a anterior.


Se você atua na área da estética e deseja ampliar suas técnicas profissionais, comece sua pós-graduação em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" na Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: Tua Saúde

Imagem: Freepik