Muitas pessoas se sentem incomodadas com a chamada ‘gordurinha localizada’ e para reverter esta situação buscam procedimentos estéticos que sejam menos invasivos, é o caso da mesoterapia. A intradermoterapia ou mesoterapia, como são conhecidas, consiste na técnica que usa a aplicação de enzimas e/ou outras substâncias com o intuito principal de queimar a gordura localizada.


Esta técnica foi desenvolvida pelo médico Michel Pistor em 1952 na França. E desde então tem sido muito utilizada na área da estética por se tratar de um procedimento considerado minimamente invasivo. Além disso, por meio da mesoterapia é possível usar várias combinações de vitaminas, minerais, enzimas e outros compostos que podem ser aplicados direto no local a ser tratado através de injeções.

Como funciona?


Várias injeções com agulhas bem finas são aplicadas na mesoderma, camada com tecido gorduroso localizada abaixo da pele. Essas substâncias injetadas proporcionam um processo chamado de lipólise, no qual, consiste na destruição e eliminação da gordura.

Essa técnica também é capaz de corrigir problemas como a má circulação e inflamação, que causam diversos danos à pele e são alguns dos motivos de vários problemas estéticos.

As aplicações podem ser feitas na região do abdômen, na papada, na região interna e posterior dos braços, região interna das coxas, flancos e culotes.

Mitos e Verdades


As injeções realmente secam as gorduras?


Verdade. Quando as injeções são aplicadas diretamente na região desejada, sejam elas, abdômen, flancos, glúteos, culote ou pernas, elas são capazes de promover a redução das gordurinhas localizadas do corpo porque contam com enzimas, proteínas capazes de acelerar reações químicas que têm efeito lipolítico, responsáveis por acelerar o metabolismo e facilitar a quebra de gordura localizada dentro das células, facilitando a sua eliminação pelo organismo. As mais utilizadas são a Thermoyalo (mistura de cafeína, silício e tiratricol), Lipoderme (que concentra lipossomas) e Lipoayslim (feita à base de extrato de manga africana). Por isso, com aplicações realizadas duas vezes por semana, durante uma vez, a média de redução de gordura no local é de até cinco centímetros.

De acordo com a fisioterapeuta dermato-funcional, Adriana Braga, as injeções também elevam a circulação local, o que ajuda a tratar celulite, estrias e flacidez.


Os resultados da mesoterapia são permanentes?


Mito. Essas substâncias não eliminam a célula gordurosa. Sendo assim, caso a pessoa volte a ganhar peso, é bastante provável que ela possa voltar a engordar na mesma região. Por isso, o tratamento deve ser alinhado a uma dieta adequada e à prática de atividade física.

Durante a aplicação é normal sentir dor?


Verdade. Não só com a mesoterapia, sentir agulhadas em qualquer parte do corpo é algo dolorido. Além disso, podem causar inchaço durante o procedimento, mas, logo passa. "Os incômodos podem ser reduzidos com sessões de ultrassom e drenagem linfática manual", aconselha Adriana Braga.

As injeções são totalmente seguras e não têm efeito colateral?


Mito. Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, Adriana esclarece que se forem aplicados de maneira incorreta, com produtos e materiais inadequados ou proibidos, os coquetéis injetáveis voltados para a dissolução da gordura podem causar sérias lesões, como necrose que são morte da célula do tecido.


As substâncias aplicadas deixam a barriga definida?


Mito. As injeções agem apenas sobre as células gordurosas, murchando-as. Abdômen malhado, com músculos aparentes, é fruto do trabalho corporal localizado. Por isso, o resultado esperado deve ser uma barriga seca, mas não precisamente definida.

A gordura localizada está ligada somente a fatores hormonais?


Mito. Além dos fatores genéticos, a má alimentação e a falta de atividade física regular também podem influenciar o ganho de peso e, consequentemente, o acúmulo de gordura localizada. "Nas mulheres, ela costuma aparecer com mais frequência nos quadris, abdômen e glúteos", afirma Adriana.

Benefícios da Mesoterapia


Reduz medidas


Como foi dito anteriormente a aplicação ajuda na eliminação da gordura local e os resultados são visíveis após duas aplicações dependendo do caso.

Geralmente, duas ou quatro aplicações são suficientes, mas a quantidade de aplicações pode aumentar dependendo da área a ser tratada.

Reduz celulites


Dependendo do medicamento aplicado, aumenta-se o metabolismo no local e causa uma melhora na circulação para facilitar a eliminação através da drenagem linfática.

Reduz estrias


A aplicação de certas substâncias estimula a produção de colágeno na região tratada e ativa a circulação local auxiliando a regeneração das lesões das estrias tanto vermelhas quanto as brancas.

Rejuvenescimento facial


A aplicação ajuda a suavizar as rugas e marcas de expressão. Em média, quatro sessões são suficientes para um resultado satisfatório.


Diminui a calvície


São aplicados compostos vitamínicos específicos no couro cabeludo a fim de diminuir a calvície, a queda de cabelo e estimular o crescimento e fortalecimento de fios.

A técnica ainda pode ser aplicada nos músculos, para tratamento de dores e inflamações musculares. Neste caso normalmente são aplicadas substâncias anti-inflamatórias, relaxantes ou anestésicas.

Se você atua na área da estética e deseja ampliar seu conhecimento e melhorar suas técnicas profissionais, esse é o momento certo para você começar sua especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada da Incursos. Aperfeiçoe seus procedimentos estéticos e se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: Biomedicina Estética e Terra

Imagem: 123RF