Todas as pessoas possuem poros, pois, eles nada mais são do que pequenos furos na pele responsáveis pela secreção de líquidos, como sebo e suor, e quando ficam dilatados podem gerar um certo incômodo. Os poros dilatados costumam ser mais comum nas estações mais quentes do ano e são mais recorrentes em quem possui a pele oleosa.


No entanto, para quem sente incomodo com o aparecimento aparente dos poros saiba que é algo tratável e dá para disfarçar bem tomando alguns cuidados. Por isso, entenda a razão dos poros ficarem dilatados e saiba como evitar esse problema.


O fato dos poros ficarem dilatados é algo normal tendo em vista a quantidade de poros que o ser humano tem. Para se ter uma noção, somente no rosto temos em torno de 300 mil poros, com maior concentração na zona T, testa, nariz e queixo.


Alguns fatores internos e externos podem determinar o quão dilatados os poros ficam, ou seja, o quão aparente eles ficam no rosto. Quando isso acontece, a tendência é a aparência da pele ficar menos uniforme, e dificultar a aplicação da maquiagem, atrapalhando o resultado da make.

Os poros dilatados nas épocas mais quentes do ano são mais comuns em pessoa de pele oleosa e mista porque o óleo natural da pele e as células mortas ficam localizadas ao redor dos poros. Isso faz com que a pele fique mais inchada, resultando nos poros mais abertos que o normal.


Outro fator que contribui para que os poros fiquem mais evidentes é o envelhecimento, devido a perda da elasticidade da pele. Além disso, a predisposição genética também pode favorecer o aparecimento dos poros dilatados.


Entretanto, a causa mais comum para a dilatação dos poros é a limpeza feita de forma incorreta na pele. Quando a limpeza não é feita de maneira profunda, podem sobrar muitos resíduos na pele, como por exemplo, resto de maquiagem, protetor solar e impurezas. Tudo isso se acumula nos poros e como resultado a pele fica com poros mais dilatados e maiores.


Cuidados e prevenção


Antes de cuidar dos poros dilatados o ideal é prevenir que eles apareçam na pele. Para isso, é fundamental evitar sua obstrução, fator que pode piorar a situação, além de surgir cravos e espinhas.


Mas, é essencial manter uma alimentação saudável e evitar comer alimentos gordurosos. Beber bastante água também é muito importante para melhorar a hidratação não só do organismo como da pele. Sendo assim, veja os cuidados que podem fazer a diferença e acabar com os poros dilatados.

Limpeza diária


Para fechar os poros, a limpeza feita de forma correta é algo indispensável e deve fazer parte da sua rotina de skincare. Também é importante manter a pele limpa e fazer uso de sabonetes que sejam adequados para seu tipo de pele, seja ela, mista, oleosa ou seca.


Esfoliação


Esfoliar a pele pode ser uma ótima opção para evitar os poros dilatados. A esfoliação ajuda a remover a camada externa da pele e qualquer resíduo que tenha ficado. No entanto, a esfoliação só deve ser feita uma vez por semana, pois, o excesso pode ter efeito contrário e piorar a situação.


Compressa


A compressa também é uma maneira bastante eficaz para cuidar dos poros dilatados. Sendo assim, o ideal é usar uma compressa com água morna por mais ou menos três minutos no rosto e depois colocar outra de água fria por mais dois minutos.


Essa alteração de temperatura auxilia na oxigenação dos tecidos e melhora a elasticidade dos poros. O ideal é fazer uso dessas compressas em dias alternados. Após, mais ou menos, uma semana já é possível perceber os resultados.


Hidratação


Não só a limpeza, mas, a hidratação também deve ser prioridade nos cuidados com a pele, mesmo os poros sendo dilatados ou não. Para manter a pele hidratada é importante usar produtos que sejam de acordo com seu tipo de pele. Também é importante optar por produtos livres de óleo e não comedogênicos.


Protetor solar


Na rotina de cuidados com a pele o uso do protetor solar é peça chave para manter a pele mais saudável sendo ela com poros aparentes ou não. O uso faz com que a pele seja protegida dos raios solares e ajuda a disfarçar outras possíveis imperfeições.


Exercícios físicos


Por último, mas, não menos importante está a prática de exercícios físicos. O fato de se exercitar ou realizar qualquer atividade aeróbica, aumenta a sudorese, que é algo muito bom para a pele, já que elimina diversas toxinas acumuladas.


Se você já atua na área da estética e quer aprimorar seu conhecimento para melhor atender seu público, então, esse é o momento certo para você começar sua especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada na Incursos. Amplie suas técnicas profissionais e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: R7

Imagem: 123RF