É extremamente natural que com o passar dos anos a pele humana vá envelhecendo, especialmente a partir dos 30 anos em que as mudanças começam a serem sentidas. O rosto e o corpo vão ficando com a pele mais flácidas e com linhas. E é na fase da terceira idade que ela fica mais fina, podendo até ocasionar feridas, infecções e coceira. No entanto, aderir certos cuidados podem evitar esses problemas.


O motivo da ‘pele fina’ está no fato de que ao envelhecer a espessura da epiderme, camada mais superficial, e especialmente a derme, camada mais intermediária da pele sofrem uma importante redução. Isso acontece devido a diminuição na densidade de fibras elásticas e colágeno, podendo ser ocasionado por diversos fatores como o envelhecimento propriamente dito ou maus hábitos como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo.


A prática de maus hábitos ao decorrer da vida traz consequências e a pele fica com um aspecto mais fino e com tendência a ter machucados e manchas. Outro aspecto comum em idosos são as púrpuras, ou seja, os pontos arroxeados que aparecem nos braços e pernas.


Já nas mulheres, outro fator que impulsiona a degradação da aparência jovem e íntegro da pele é a diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona depois da menopausa.


O envelhecimento cutâneo é algo que todas as pessoas idosas vão passar e observar que densidade da pele apresentou mudanças. Porém, algumas pessoas podem sentir essas alterações naturais de maneira mais agressiva como, por exemplo, as que se expõe mais a fatores extremos, como radiação solar, poluição e tabagismo.


Quais são os cuidados?


O uso de protetor solar desde que seja realizado de forma correta, uma boa alimentação e ingestão de água adequada são medidas simples e eficazes contra o envelhecimento cutâneo. Esses hábitos precisam estar presentes no decorrer da vida e não somente quando a fase da terceira idade chegar.


Outro cuidado fundamental que os idosos devem aderir é a hidratação. Como a pele já se encontra mais ressecada e frágil mantê-la hidratada pode evitar a possibilidade de aparecer feridas, infecções e incômodos, como coceiras e repuxamentos.


O mais recomendado é que o idoso tome dois banhos por dia, no máximo, e de preferência com sabonetes mais hidratantes e indicados para pele sensível. Também é fundamental aplicar creme facial e corporal após o banho. Outra dica é evitar os banhos quentes pois, favorecem o ressecamento da pele. O ideal é deixar o chuveiro na temperatura morna. Muitos médicos também não aconselham o uso da bucha vegetal para não agredir a pele ou ajudar a retirar a proteção natural.


Hidratantes


Os melhores hidratantes para os idosos são os que possuem substancias umectantes e auxiliam na restauração da barreira de proteção natural da pele, tais como: como glicerina, ceramidas, pantenol, ureia, lactato de amônio e manteiga de karité. Já os óleos dermocosméticos são mais recomendados para áreas que, normalmente, são mais ressecadas como joelhos, pés e cotovelos.


É importante que o hidratante seja aplicado todos os dias por pelo menos 2 vezes ao dia, sendo mais relevante usar após o banho de preferência nos primeiros minutos e com a pele úmida para reter a água na camada mais superficial da pele para que a barreira lipídica seja melhor restaurada.


Se você atua na área da estética e deseja ampliar suas técnicas profissionais para melhor atender seu público, então a especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e faça a diferença no mercado da beleza e saúde estética.



Fonte: UOL

Imagem: 123RF