O jato de plasma é um tratamento muito utilizado na estética e tem como objetivo combater rugas, linhas de expressão e estrias, além de melhorar o aspecto de manchas escuras na pele e cicatrizes. O procedimento aumenta produção de colágeno e fibras elásticas, reduz o queloide e ainda facilita a entrada de ativos na pele.

O tempo entre um procedimento e outro utilizando a técnica do jato de plasma varia entre 15 e 30 dias, pois, a pele precisa se recuperar do tratamento realizado. A sessão dura em média 20 minutos e os resultados podem ser observados logo na primeira sessão. As regiões do corpo em que o jato de plasma pode ser feito, são:


Rosto, em rugas e linhas de expressão;

Rosto e corpo em manchas de sol;

Em verrugas, à exceção de verrugas genitais e plantares;

Partes do corpo com dermatose em geral;

Pálpebras dos olhos;

Olheiras;

Manchas brancas na pele;


Tatuagens pequenas para clareamento;

Em todo rosto, com o objetivo de obter um efeito lifting;

Colo e pescoço, para rejuvenescer a pele;

Estrias brancas ou vermelhas;

Marcas de expressão;

Flacidez;

Cicatrizes.


Após o período de 24 horas em que a sessão de jato de plasma ocorreu é necessário fazer uso do protetor solar com FPS 30, no mínimo, para que a pele fique bem protegida dos efeitos prejudiciais do sol. Também pode ser preciso o uso de creme ou pomada específica para ajudar na cicatrização, nesse caso a recomendação será feita pelo profissional da estética que executou o procedimento.


Como o jato de plasma funciona?


O plasma é considerado o quarto estado da matéria, em que os elétrons se separam dos átomos, produzindo um gás ionizado. Ele apresenta-se em forma de radiação luminosa e é formado através de uma corrente de alta tensão, que em contato com o ar atmosférico, faz com que esses eléctrons se desprendam do átomo.


Sendo assim, esta descarga faz com que a pele seja reduzida e com que seja ativado um processo de regeneração, cicatrização, estímulo do sistema imunológico, proliferação e remodelação de colágeno, obtendo assim o resultado dérmico desejado.


Outro detalhe é que as membranas celulares da pele possuem canais que servem para transportar água, elementos nutricionais e íons positivos e negativos, e o envelhecimento aumenta a dificuldade de transporte de íons de sódio e potássio. Dessa forma, a descarga de plasma é usada para abrir esses canais, permitindo que as células sejam novamente hidratadas e a pele fique mais firme.

De maneira geral, o tratamento com jato de plasma causa alguma dor e desconforto e por isso pode-se usar um gel anestésico antes do procedimento.

Cuidados


O ideal e recomendável e que as pessoas que vão fazer o procedimento de jato de plasma não apliquem maquiagem nas áreas em que se pretende fazer o tratamento.


Depois do procedimento, pode ser que ocorra a sensação de queimação por algumas horas. Para acalmar e ajudar a regenerar a área tratada o profissional pode aplicar um produto específico e orientar o seu uso por mais dias, juntamente com o protetor solar.

Caso o tratamento seja realizado com o intuito de rejuvenescer a pele tratada, a pessoa deve usar um creme específico para o tratamento em casa.

Contraindicações


O jato de plasma não deve ser recomendado para pessoas que fazem uso de marcapasso cardíaco, que sofrem de epilepsia, durante a gravidez, em caso de câncer ou que tenham implantes metálicos no corpo, toma de remédios fotossensibilizantes, como é o caso da isotretinoína, por exemplo.

Se você atua na área da estética e quer ampliar suas opções de procedimentos para melhor atender seu público, comece sua especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada na Incursos. Seja um especialista e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: Tua Saúde

Imagem: Terra